Sociedade

45ª edição do Fantasporto conta antestreias mundiais

A 45ª edição do FantasPorto  vai ter lugar entre 28 de Fevereiro e 9 de Março, no Cinema Batalha. Os grandes nomes do cinema, muitos dos quais de regresso ao Fantasporto, vão apresentar os seus mais recentes filmes. É um Festival feito, como sempre, de filmes inéditos em Portugal.  O Fantasporto ganhou, também, fama como evento de descoberta de novos talentos, como foi reconhecido por exemplo pela Revista Variety que o visitou novamente em 2024 fazendo amplas reportagens.

Setenta e cinco foi o número de países que enviou filmes para seleção, um recorde para o Fantasporto. Entre estes, estão  a África do Sul,  Alemanha,  Angola, Arábia Saudita, Argentina, Arménia, Áustria, Austrália, Bahrain, Bélgica, Bolívia, Bósnia Herzegovina, Brasil, Camboja, Canadá, Cazaquistão, Chéquia, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Equador,  Estónia, Filipinas, França, Georgia, Grécia, Hong Kong, Hungria,  Índia, Indonésia,  Irão, Irlanda, Israel, Itália, Japão,  Letónia, Líbano, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, México, Moldova, Myanmar, Nepal, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Panamá, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Roménia, Rússia, Senegal, Sérvia, Singapura, Síria, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan, Tajiquistão, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

Deste lote variado, e após rigorosa programação, restaram 31 países, evidenciando uma seleção eclética que tanto inclui ficção como documentários, filmes de imagem real ou de animação, curtas-metragens, num programa amplo, com particular atenção nesta edição para a Inteligência Artificial que está a revolucionar todas as áreas e muito especialmente, o Audiovisual. 

Haverá ainda a 24 anteestreias mundias e 4 internacionais e europeias. Estarão em representação dos 5 continentes, num verdadeiro reconhecimento mundial das vantagens de exibir filmes no Fantasporto.  A maior representação é da Europa, com 12 países, seguido da Ásia com 10 países representados, (aliás, de onde vem o mais criativo cinema fantástico atual) seguido das Américas do Norte e do Sul, da Oceânia e de África.  Note-se que os Estados Unidos e o Japão apresentam 10 filmes cada. 

Na Abertura do festival, um filme português, “Criadores de Ídolos” de Luís Diogo. O tema do filme remete para a moda de idolatrar personalidades famosas e conta com os conhecidos atores Ricardo Carriço, Virgílio Castelo, Oceana Basílio e Rafaela de Sá, esta na protagonista, que estarão no Porto a apresentar o filme. Importante também é a presença do filme Gosto de Te Ver Dormir de Hugo Pinto na Secção Oficial de Curtas-Metragens Fantásticas, bem como na seleção de filmes inéditos apresentados a concurso na Seção Oficial Panorama de Cinema Português.

O Encerramento, no dia 8 de Março, contará com a exibição de “Stealing Pulp Fiction”, filme vindo dos Estados Unidos, o primeiro filme de Danny Turkiewicz, um verdadeiro e divertido hino à cinefilia tendo por base a história de dois fãs que querem roubar a cópia do filme de Quentin Tarantino. Conta no elenco com Jason Alexander (”Seinfeld”) e Taylor Hill (modelo da Victoria Secret), assim  Karan Soni de “Californication” e “DeadPool”, Matt Adams  de “Curb Your Enthusiasm” e Jon Rudnitsky de “Saturday Night Live”. Ou seja, dos maiores nomes da comédia norte-americana. 

Em competição e fora dela, estão vários nomes e temas que mostram as diversas preocupações do mundo de hoje. 

Conta-se com cerca de 150 convidados estrangeiros ligados aos filmes a apresentar o que vai permitir a criação de mais programas diversificados sobre o mercado de cinema Mundial.
 

 

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025