
O filme de animação “A Minha Casinha”, da realizadora Maria Atalaia, venceu o 1.º Concurso de Curtas-Metragens de Fânzeres e São Pedro da Cova. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 24 de setembro, na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.
O júri do Concurso de Curtas-Metragens – Fânzeres e São Pedro da Cova elegeu o filme de animação “A Minha Casinha”, de Maria Raquel Atalaia, como vencedor da 1ª edição desta iniciativa.
A curta-metragem vencedora conta a história de uma menina que vivia no mundo da lua e era muito distraída, até que um dia resolveu deixar a lua e procurar uma casinha.
“Fiquei surpreendida porque não é muito comum um filme de animação vencer este tipo de concursos. É a primeira vez que recebo um 1.º prémio com este filme”, disse Maria Raquel Atalaia, em declarações ao nosso jornal.
A cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Curtas-Metragens realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, após a projeção dos melhores trabalhos produzidos em Fânzeres e São Pedro da Cova e um momento musical protagonizado por Bruno Ribeiro.
“Conseguimos despertar o interesse nacional neste concurso” Ao Vivacidade, Pedro Barbosa, vogal do executivo da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, destaca “os 40 trabalhos entregues” na 1ª edição do Concurso de Curtas-Metragens. “Os trabalhos entregues ao júri são independentes, de coletividades locais e de instituições dedicadas ao ensino da sétima arte. Julgo que conseguimos despertar o interesse nacional neste concurso”, afirma o mentor da iniciativa.
Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias, destaca a realização de “uma iniciativa inédita no concelho” e o “número significativo de trabalhos entregues”.
Segundo os representantes da organização, o Concurso de Curtas-Metragens – Fânzeres e São Pedro da Cova terá uma próxima edição.
“Ainda não elaboramos o orçamento para o próximo ano, mas queremos manter esta iniciativa. Um concurso de curtas-metragens só faz sentido se tiver continuidade”, conclui Daniel Vieira.
Curtas-metragens premiadas 1.º Classificado: “A Minha Casinha”, de Maria Raquel Atalaia; 2.º Classificado: “Sentir os Ombros”, de Daniel e Dinis Leal Machado; 3.º Classificado: “Marta”, de Bernardo Gomes de Almeida; Menções Honrosas: “Caminhos de S. Pedro”, “A Mina”, “As Fofoqueiras”, “O Terramoto” e “O Último Sobrevivente Mineiro”;