Os tapetes são uma tradição das festas de Fânzeres, já há alguns anos. Realizados durante a noite para que de manhã estejam as ruas enfeitadas para os fanzerenses. É um trabalho árduo e sobretudo noturno, o medo de se perder a tradição é algo visível, contudo é necessária mão jovem, para se dar continuidade.
“Já faço isto há muitos anos, a minha família, também, fazia tapetes e apaixonei-me por esta arte. Ver as ruas enfeitadas com os tapetes é uma coisa lindíssima e uma tradição que Fânzeres tem, e que na minha ótica, não se devia perder”, afirma Celina Moreira, uma das responsáveis pela realização dos tapetes.
Apesar de terem muita gente fora do concelho que procura a Freguesia nesta época, teme o término da tradição “Temos muita gente que vem ajudar, inclusive de fora do concelho, temos muitos jovens a ajudar também, contudo acho que eles não vão dar continuidade a esta arte porque eles gostam, mas é diferente”.
É “uma simbologia importante”, uma forma de abrilhantar as ruas. “Temos os moldes e o serrim, desenhamos num papel com as cores que temos e a noite é que colocamos. Através dos moldes colocamos as flores e o serrim, há quem desenhe mesmo no chão, a minha equipa desenha mais as letras”, menciona.
Para a concretização dos tapetes” vamos vendo também noutras festividades, pedimos a amigos que nos desenhem os moldes, para que sejam diferentes anualmente. Somos nós que mandamos fazer os moldes. A Junta dispõe dos moldes e das tintas. E para incentivar fazemos um lanche para que as pessoas venham nos próximos anos, fazemos camisolas com os tapetes que simboliza a nossa equipa”.
Celina Moreira apela que “as pessoas que venham e que fiquem, que nos ajudem e participem nisto. As pessoas que comecem a ajudar nas festas que faz falta”.
As festas de Santa Bárbara são as primeiras da Freguesia de Fânzeres e as primeiras contempladas com tapetes florais que fazem as delícias dos que por lá passam.
A presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Sofia Martins, vê esta festividade como um momento “convívio e animação em honra da padroeira da Freguesia. As festas correram muito bem. Temos é um objetivo importantíssimo que é constituir uma comissão para organizar estas festas, que ouça a população, e que as faça aderir em massa”. O cantor Valter Lopes foi apoiado pela Junta.
Nos tapetes em honra da Santa Bárbara a população aderiu muito bem.
No passado fim de semana também ocorreu a celebração das festas em honra a S.Tiago e St. Luzia, onde também foram efectuados excelentes tapetes florais que alegraram todos os fanzerenses e visitantes. Com a presença de grupos de danças tradicionais de outros paises, presentes no Mund`Art ficaram surpreendidos e fascinados pela beleza dos tapetes florais.
As últimas festas da freguesia de Fânzeres começam hoje. É o Divino Salvador e ainda existe oportunidade para quem quiser participar na realização dos tapetes florais. Nesse Sentido a comissão de festas do Divino Salvador apela a juntar-se às equipas a partir das 23.59h de Sábado (2 de Agosto), para nessa madrugada de sábado para domingo celebrar este momento.