
Uma ação levada a cabo, no dia 5 de novembro, pela União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, em parceria com a Associação Mãos à Obra Portugal, retirou resíduos orgânicos do rio Torto, na Avenida da Conduta.
Garrafões, garrafas de plástico, uma cadeira de praia, tubos de caleiras, uma bicicleta, um pneu, plásticos, roupa e pedaços de persianas foram alguns dos resíduos retirados do rio Torto.
A iniciativa contou com a participação de dois grupos que interviram no acesso da Avenida da Conduta e na Rua do Vilar. No terreno foram cortadas árvores invasoras, troncos e removidos resíduos nas margens dos rios.
A ação de limpeza promovida pela União das Freguesias e a Associação Mãos à Obra Portugal (delegação de Gondomar), contou com a presença de José António Macedo, presidente da autarquia, António Pinto, coordenador da Associação Mãos à Obra em Gondomar, membros do Movimento em Defesa do Rio Tinto e funcionários da União das Freguesias.
“Pelo facto de fazermos parte da Agenda 21, no âmbito da Lipor, e de sermos a única entidade que assinou os Compromissos de Aalborg, esta ação representa a nossa intenção de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”, referiu José António Macedo.
Após a iniciativa, o autarca garantiu ainda que “estão já agendadas duas novas ações de limpeza para os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2017”.