
No dia 5 de maio, a Associação Mutualista de Gondomar (AMUT) realizou a cerimónia de apresentação pública como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Mutualista, na Casa Branca de Gramido.
O processo de reconhecimento da AMUT como IPSS Mutualista culminou, no início deste mês, com uma cerimónia de apresentação pública que teve lugar na Casa Branca de Gramido.
Durante a cerimónia, foi apresentado um filme de retrospetiva histórica desde o nascimento, em 1963, da Caixa de Previdência dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Gondomar e Serviços Municipalizados, a sua transformação em Associação Mutualista, em 2011, até à atualidade.
A sessão contou ainda com a entrega das atribuições de associados beneméritos a Mário Cruz e Júlio Fontes, de associados honorários à União das Mutualidades Portuguesas e de associados contribuintes às Águas de Gondomar e à Câmara de Gondomar.
No decorrer dos discursos, Ângela Pereira, presidente do Conselho de Administração da AMUT, realçou o trabalho desenvolvido pela entidade “na prossecução do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores do Município, assente nos valores mutualistas”.
Luís Alberto Silva, presidente da União das Mutualidades Portuguesas, também congratulou a AMUT pelo reconhecimento obtido e salientou os benefícios para todos os associados.
Por sua vez, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, realçou a importância que os autarcas devem dar a projetos mutualistas como o da AMUT. O autarca garantiu ainda que, a partir do segundo semestre deste ano será progressivamente retomado o valor do subsídio à AMUT que tinha sido reduzido, fruto das dificuldades financeiras que o Município atravessou.
O edil gondomarense colocou também à AMUT o desafio de gerir um equipamento destinado a apoio domiciliário e Estrutura Residencial para Idosos, que será alvo de uma candidatura aos fundos comunitários.
“Este é um momento de grande importância para a AMUT” Ao Vivacidade, Ângela Pereira mostra-se satisfeita com a passagem a IPSS Mutualista, reconhecimento que “permite que o trabalho desenvolvido seja reconhecido pela tutela”.
Segundo a responsável pela AMUT, o reconhecimento “demorou cinco anos a ser conquistado”, mas permite “avanços em diversos projetos estratégicos: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Farmácia Social, progressão da clínica e criação do transporte solidário”.
A AMUT tem 2260 associados.