Concelho de Gondomar Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação

Bienal de Arte de Fânzeres dedica 1ª edição a Júlio Dinis

[caption id="attachment_8997" align="alignleft" width="300"]1ª Bienal de Arte - janeiro 2017 Marisa Silva, Albertino Valadares, Maria José Cardoso e Daniel Vieira apresentaram a iniciativa / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

A ARGO – Associação Artística de Gondomar e a União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vão organizar a Bienal de Arte – Vila de Fânzeres. Na 1ª edição o Prémio Júlio Dinis vai premiar os melhores trabalhos de ilustração.

O 150.º aniversário da edição do romance “As Pupilas do Senhor Reitor” vai estar em destaque na Bienal de Arte – Vila de Fânzeres. A iniciativa organizada pela ARGO e União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai dedicar a 1ª edição ao escritor que residiu na freguesia fanzerense, tendo ficado intimamente ligado à toponímia e história da vila. “Esta Bienal de Arte surge inserida num conjunto de iniciativas que a Junta tem vindo a desenvolver no sentido de impulsionar diversas expressões artísticas. Faltava ainda um evento no campo das artes, por isso decidimos avançar com o Prémio Júlio Dinis, que irá premiar os melhores trabalhos de ilustração”, afirma Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Albertino Valadares, presidente da direção da ARGO, salienta que a Bienal de Arte não irá centrar-se apenas na ilustração, podendo nas próximas edições alterar a categoria do prémio. “A 1ª edição terá o Prémio Júlio Dinis, mas isto não quer dizer que a próxima também tenha. Muito provavelmente vamos premiar outra vertente das artes plásticas”, refere o pintor. Assim, as propostas – que devem ter como tema “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis - deverão ser enviadas até ao dia 15 de março. Os elementos do júri ainda não são conhecidos, contudo, o regulamento da iniciativa prevê a integração de ilustradores, designers, artistas e editores, tendo o prémio final um valor de 500 euros. O prémio será entregue ao vencedor na inauguração da exposição de trabalhos, que deverá realizar-se em abril.

Últimas Notícias

ÁGUAS DE GONDOMAR VOLTA A SER DISTINGUIDA COM O SELO DE QUALIDADE EXEMPLAR DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

19/11/2025

Albertina Rocha: uma mulher centenária

19/11/2025

Jovens dão frutos nas artes marciais

19/11/2025

Documentário nos Moinhos de Jancido irá ser transmitido na SIC

19/11/2025

“No topo da pirâmide do poder político temos de ter alguém que una”

19/11/2025

Não sabe o que oferecer no Natal, a GB Gourmet ajuda-o

19/11/2025

Gondomarinho Business Hub: Há um ano a mudar a vida das empresas

19/11/2025

Empreendimento Estrelas do Douro reforça aposta turística na Foz do Sousa

19/11/2025