
No dia 8 de julho, a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Valbom prestou homenagem ao ex-comandante e ex-presidente da direção, Mário Giesta. Durante a cerimónia foi também atribuído o nome do homenageado ao quartel dos bombeiros.
“Quartel Eng. Mário Giesta”. Assim se passou a designar o edifício que acolhe a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Valbom (BVV) desde o início deste mês, em homenagem a Mário Giesta, ex-presidente da direção e ex-comandante dos BVV.
O reconhecimento foi prestado com pompa, circunstância e centenas de pessoas a assistir, estando também representadas diversas entidades e instituições.
Na sessão solene, que teve lugar no salão nobre dos BVV, o homenageado e familiares tiveram oportunidade de ouvir discursos elogiosos que recordaram o trabalho, devoção e dedicação de uma vida à causa pública [ver caixa].
Durante o reconhecimento, Mário Giesta tomou conhecimento que em breve a Câmara Municipal irá propor a atribuição do seu nome a uma rua de Valbom.
No final, Mário Giesta considerou-se “muito feliz por tudo aquilo que fez”, num discurso emocionado.
Refira-se que Mário Giesta foi também vereador e presidente da Câmara Municipal de Gondomar, presidente da Junta de Freguesia de Valbom e também da Escola Dramática e Musical Valboense.
Convidados elogiaram Mário Giesta José Alves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Valbom “Esta cerimónia é inteiramente merecida”
José Gonçalves, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Valbom “O engenheiro continua a dar-nos um exemplo de partilha e de solidariedade”
Amadeu Pinheiro, presidente da Federação dos Bombeiros do Porto “Hoje fica também perpetuado o nome de Mário Giesta”
José António Macedo, presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim “Mário Giesta é um homem que dá o exemplo a muitas pessoas de Gondomar e de Portugal”
Germana Rocha, deputada do PSD na Assembleia da República “Esta é uma homenagem mais do que merecida a alguém que tanto deu de si aos outros e em prol da comunidade em geral”
Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar: “É o seu exemplo que quero seguir, tendo oportunidade de servir os outros”