A Casa Costa abriu ao público no dia 22 de novembro com o propósito de satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes com os melhores produtos. Estivemos à conversa com o responsável.
Fale-nos um pouco sobre história da Casa Costa, que inaugurou no passado dia 22 de Novembro?
A Casa Costa já existe desde 1968. Já trabalhava como empregado desde os 14 anos e mantive a casa em funcionamento quando chegou o momento. A loja principal sempre teve grande afluência e o espaço, mesmo com as ampliações, continuava reduzido. Surgiu a necessidade de abrir num novo espaço na mesma rua, mas em pontos distantes. A realidade é que em vez de os clientes dispersarem entre as duas lojas, duplicaram, mesmo tendo grandes superfícies a abrir junto de portas. Ao surgir a oportunidade em Gondomar, encontramos um espaço onde poderíamos não só expandir o supermercado, como ter uma resposta mais completa ao nível do talho, peixaria e cafetaria. Redesenhamos e modernizamos o espaço de acordo com o nosso modo de funcionamento e não poderíamos estar mais satisfeitos com a recetividade dos clientes. Não só conseguimos manter os clientes que conheciam a loja anterior, como temos muitos clientes novos.
Como surgiu a ideia de abrir este espaço?
Foi uma oportunidade. A ideia de abrir uma loja em Gondomar já existia, mas ainda não tínhamos encontrado o espaço adequado até este espaço ter aparecido no mercado.
Porquê a escolha de Gondomar para a abertura desta loja?
Já tínhamos vários clientes que se deslocavam às nossas lojas no Porto que residiam em Gondomar. Tínhamos outros Clientes que residiam no Porto e se mudaram para Gondomar e se queixavam da distância. Desta forma conseguimos a proximidade que nos caracteriza e ter novos clientes. Também verificamos que existia um "vazio" face às campanhas promocionais que praticamos nesta área. Existem vários hipermercados a competir entre si, mas nenhum com as nossas características.
Que tipo de produtos e serviços as pessoas podem encontrar aqui?
Encontram tudo o que precisam: desde todo o tipo de produtos multimarcas a preços que também vão desde marca branca até produtos de renome. Produtos de mercearia, cosmética, higiene pessoal, limpeza, artigos para o lar, congelados, pronto a comer, artigos para animais e plantas. Talho com carne de primeira qualidade, peixaria com peixe fresco que vem direto da lota, fruta e hortaliça fresca. Charcutaria e laticínios variados, cafetaria com pão quente, opções para almoço, payshop e raspadinhas Santa Casa.
Há algum produto que seja único e característico da Casa Costa?
Os frescos, principalmente a hortaliça. Parte dela vem de produtores locais, produtos colhidos no dia anterior, com uma qualidade superior que só um produto colhido horas antes e no ponto certo pode manter. A garrafeira também tem um papel preponderante, desde vinhos correntes a vinhos de reserva e marca conceituada. Mas o principal motor da Casa Costa é o facto de o cliente encontrar sempre uma cara conhecida, que conhece os seus gostos e tenta ir de encontro às suas necessidades particulares. Se não tivermos o produto que procura em loja, fazemos de tudo para o adquirir e sempre a um preço competitivo.
O que diferencia a Casa Costa dos demais espaços comerciais do mesmo ramo?
Pretendemos ser uma loja de proximidade adaptada à realidade e tradição portuguesa. Não seguimos "modas estrangeiras", temos muitos anos de proximidade com o público português e a qualidade portuguesa.
Vendemos produtos de qualidade, com margens ajustadas à realidade portuguesa. Não compactuamos em "preços impostos" pelas maiorias. Se um produto de qualidade tem margem para vender por um preço inferior, respeitamos isso e não copiamos os preços praticados em grandes superfícies. Basta comparar os preços para perceber que as margens praticadas são diferenciadoras. Utilizamos produtos de produtores e fornecedores locais, em que todos ganham. Conhecemos os nosso Clientes e tratamo-los como amigos, verdadeiros vizinhos. O ambiente das nossas lojas reflete isso mesmo. As avaliações feitas aos nossos produtos são feitas pelas pessoas que as consomem, pessoas reais, e não atores ou influencers pagos que, na maioria das vezes, nem sequer conhecem o produto.
Quais são os projetos futuros?
O projeto futuro mais próximo relaciona-se com a expansão e modernização do espaço da primeira loja, em S. Roque da Lameira, de forma a atender os clientes com mais conforto e espaço como merecem.
A quem gostaria de agradecer?
Temos muito a agradecer aos nossos Clientes, aos novos e aos de sempre, pois são a verdadeira essência da Casa Costa. Mas também temos muito a agradecer aos nossos fornecedores, por nos apoiarem e se adaptarem às necessidades dos nossos Clientes.
A todos um muito obrigada por manterem vivo o comércio local e de proximidade que tanto caracteriza Portugal.
Beatriz Silva e Alberto Silva – Primeiros clientes Casa Costa
Gostamos muito as alterações e as novidades corresponderam às nossas expectativas. Os preços são muito chamativos. Estávamos a precisar de um espaço assim, acreditamos que irá ter muita adesão.