Informação Política

Catarina Martins e Pedro Filipe Soares discutiram Convenção Nacional em Gondomar

[caption id="attachment_2046" align="alignleft" width="300"]convencao nacional Catarina Martins e Pedro Filipe Soares na discussão com os militantes sobre a Convenção Nacional que nomeou a nova direção do partido[/caption]

O Bloco de Esquerda de Gondomar recebeu, a 6 de dezembro, a porta-voz e o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e Pedro Filipe Soares, para uma discussão da Convenção Nacional do partido com os militantes gondomarenses.

A sede do Bloco em Gondomar juntou a mais recente nomeada porta-voz do partido, Catarina Martins, e um dos seis membros da Comissão Política e líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, numa discussão com os militantes sobre a Convenção Nacional que nomeou a nova direção do partido. Bruno Pacheco, da direção do BE Gondomar retira algumas conclusões desta discussão. “Há um futuro e um caminho traçados nesta convenção. Apesar daquilo que a comunicação social e os outros partidos tentam transmitir – a ideia que o Bloco está fragilizado – a realidade não é essa. Esta foi a convenção mais participada do BE e isto mostra que os militantes estão empenhados neste projeto político”, afirma. Em Gondomar, o BE “tem tido um papel fundamental na defesa das pessoas”, aponta Catarina Martins. “Tem-no feito estando presente em lutas muito concretas, lutas pelos serviços públicos e contra as privatizações, lutas por questões ambientais, como o Rio Tinto ou a remoção dos resíduos de S. Pedro da Cova, e lutas contra a corrupção. Os caminhos pela transparência da vida política e pelo interesse público são essenciais para o Bloco. Esta é uma tarefa necessária em Gondomar e em todo o país”, explica a porta-voz ao Vivacidade.

“O Bloco está de boa saúde”

[caption id="attachment_2047" align="alignleft" width="300"]Convencao A reunião realizou-se na sede do Bloco de Esquerda de Gondomar[/caption]

Questionada sobre o estado do Bloco no período pós-convenção, a porta-voz responde: “O Bloco está bem e está unido. Tem uma direção em que está representado todo o partido. Eu sou a porta-voz nacional do BE, foi o resultado da Convenção. Não é uma situação tão inédita quanto fazem crer porque o BE teve comissões permanentes durante 10 anos da sua vida. O partido viveu dificuldades e não escondemos isso. A Comissão Permanente é uma forma de articular melhor estas sensibilidades”, declara Catarina Martins. O líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, partilha da mesma opinião. “O BE está de boa saúde para os desafios que temos pela frente. Existimos para fazer uma transformação da sociedade. O modelo [da Comissão Política] não é assim tão inovador. Corresponde a uma maior capacidade de diálogo interno que nos torna mais fortes para intervir na sociedade”, afiança ao Vivacidade. Quanto ao afastamento de João Semedo da liderança do partido, a porta-voz Catarina Martins, assegura: “João Semedo continua a pertencer à mesa nacional do BE e é deputado da Assembleia da República. É uma das nossas vozes mais ativas e mais centrais. A direção foi encontrada com uma colaboração muito grande de João Semedo”.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025