Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

CDU pede concurso célere para retirada de resíduos perigosos

Jorge Machado, deputado da CDU na Assembleia da República, visitou, no dia 18 de dezembro, o local onde se encontram os resíduos perigosos de São Pedro da Cova. Após a visita, a CDU exigiu celeridade no processo de remoção.  A CDU vai pedir ao Governo que acelere o concurso para a retirada da totalidade dos resíduos industriais perigosos de São Pedro da Cova. A garantia foi deixada pelo deputado comunista Jorge Machado. "É preciso acelerar o concurso para a total remoção dos resíduos. Vamos questionar o Governo nesse sentido e exigir a garantia de que são todos retirados. Também há uma necessidade imperiosa de monitorização da água. Têm sido feitas análises, mas a população não tem tido conhecimento dos resultados", disse Jorge Machado. Recorde-se que em março foi anunciado pelo ministro do Ambiente que o concurso público com vista à remoção das 125 mil toneladas restantes seria lançado em julho e a empreitada levada a cabo em 2018. Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o concurso público internacional para a segunda fase de remoção dos resíduos acolheu sete propostas. Contudo, a CDU não está satisfeita com o ritmo do processo e vai questionar o Governo sobre o tema. "Depois de remover os resíduos, é preciso compensar a população com a requalificação total do espaço. E prometemos insistência no apuramento de responsabilidades políticas. Está em curso um processo para apuramento de responsabilidades judiciais, mas na Assembleia da República vamos dar gás às reuniões que estão pedidas no âmbito da comissão do Ambiente para que sejam todos ouvidos rapidamente. Estamos perante um enorme crime ambiental", reforçou Jorge Machado. Além de exigir a requalificação ambiental da zona, a CDU promete "insistir" para que sejam apuradas responsabilidades políticas, pedindo a audição de várias pessoas, nomeadamente do ex-presidente da Câmara de Gondomar e agora vereador independente, Valentim Loureiro, bem como de José Sócrates, que à época da deposição era ministro do Ambiente.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025