Informação Política

CDU quer apostar no turismo e cultura em Gondomar

[caption id="attachment_1561" align="alignleft" width="300"]Joaquim Barbosa Joaquim Barbosa[/caption] O candidato pela Coligação Democrática Unitária (CDU) à presidência da Câmara Municipal de Gondomar, Joaquim Barbosa, está a desenvolver aquilo que considera ser uma “linha de ação para o desenvolvimento económico social e cultural” de Gondomar. Para o candidato, “não existe cultura em Gondomar” e é imperativo apostar mais nesse setor, desenvolvendo também o turismo para criar mais postos de trabalho. “Nos próximos anos vamos ter que nos virar a sério para duas coisas: o desenvolvimento económico e social e o aspeto cultural. O concelho gastou bastante dinheiro em equipamentos escolares e de cultura e desporto mas não temos reflexos disso. Na educação não somos dos municípios com mais êxito. Estamos a baixo da média”, começa por afirmar o candidato da CDU, Joaquim Barbosa. “No campo cultural, não temos cultura em Gondomar. Temos algumas manifestações culturais, algumas coletividades, mas não há algo que se possa considerar municipal. Não temos uma estrutura municipal de cultura”, acrescenta. E é aí que o candidato fala em mudança. “Apostamos, há muitos anos, na questão do turismo como fator de desenvolvimento” mas, afirma Joaquim Barbosa, “não há turismo sem cultura.” Assim, a CDU de Gondomar, propõe-se a promover o desenvolvimento cultural no concelho, através da criação artística e da conceção de uma estrutura municipal para as artes cénicas. No turismo, o candidato quer “explorar melhor” Gondomar. “Temos muito pouca coisa. Temos um parque de campismo nas Medas e algumas casas de turismo de habitação mas nada está organizado, sistematizado, pensado, divulgado”, refere. “Apostamos em três vertentes do turismo: lazer, cultural e desportivo”, esclarece. A linha de ação da CDU que prevê a aposta na cultura, turismo e desenvolvimento económico social, como objetivos próximos a criação de mais postos de trabalho, a fixação de populações e o desenvolvimento cultural do concelho investindo na “marca” Gondomar.
OBJETIVOS DO CANDIDATO
Cultura: promoção das artes cénicas no ensino básico; estimular a criação artística e a criação de públicos.
Turismo de lazer: criação de parques naturais, parques de merendas, pequenos parques de campismo, ecovias; arranjo das margens ribeirinhas; estimular a criação de pequenas unidades hoteleiras e habitações de fim-de-semana. Turismo cultural: preservação de património natural e cultural; criação de trilhos temáticos. Turismo desportivo: promoção de desportos náuticos, radicais, montanhismo, orientação, atletismo, ciclismo e geocaching.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025