Claude Pinto criou, recentemente, a empresa InovaTour40 com o propósito de dar a conhecer os recantos gondomarenses a todos os que visitam o norte de Portugal. Movido pelo gosto de mostrar aos outros o que de melhor tem o seu concelho cria a sua própria linha turística. Estivemos à conversa com o proprietário.
Como surgiu esta nova empresa do InovaTour40, que trouxe pela primeira vez à Expo Gondomar?
É uma empresa turística. O nome relaciona-se com a InovaPower, Inova disso mesmo, Tour de passeios turísticos e 40, porque a ideia surgiu quando fiz 40 anos (risos). Estamos a marcar presença pela primeira vez na Expo porque o balanço que fazemos da nossa participação com a Inova Power é extremamente positivo. Nós conseguimos angariar clientes e dar-nos a conhecer. Achamos a Expo Gondomar uma boa montra do tecido empresarial de Gondomar e como é uma empresa nova, que pretende mostrar o lado turístico do concelho fazia todo o sentido, até porque somos a única com esta vertente.
Fale-nos um pouco da empresa.
Além da Inova Power, também tenho uma empresa de TVDE, em que transportamos muita gente e constantemente perguntam-me sítios novos para visitar. A maior parte dos turistas vêm cá pela segunda ou terceira vez e acaba por se tornar repetitivo visitarem sempre os mesmos sítios. Como sou de Gondomar e conheço algumas relíquias do concelho achei por bem criar algo que mostrasse algo novo aos turistas que nos visitam e que lhes pudesse encantar como me encanta a mim. A ideia é fazermos o que não é feito. Fazer com que a pessoa se sinta especial, e que faça uma viagem única com pessoas locais que lhes possam mostrar e contar um pouco da nossa história.
Que locais é que pretendem levar as pessoas?
Serras do Porto, principalmente a parte de Gondomar, a Serra de São Pedro, da Santa Justa, parte de pias. Há muito sítio incrível em Gondomar que as pessoas não conhecem.
Que tipo de visita é que as pessoas podem ter?
A visita é sempre acompanhada. É uma visita guiada, temos noção que as pessoas precisam de segurança e empatia. Há locais, como as grutas ou as serras que claramente precisam que haja alguém que as acompanhe.
Qual é o público-alvo?
Toda a gente que nos procure como é obvio, nós queremos mostrar isto a todos. Mas temos consciência que os estrangeiros serão os que mais nos irão procurar até pela procura do diferenciador.
Ao contrário do que pensam estes percursos são para todas as idades. Não é um passeio perigoso, nem tem um grau de dificuldade elevado para quem não tenha muita agilidade. Estamos aqui para mostrar o melhor de Gondomar e para ajudar todos os que queiram visitar.
Valores?
O valor é variável de acordo com o que as pessoas precisam. Tudo é ajustável.
Projetos futuros?
Ainda é uma empresa em crescimento, achamos que era uma coisa que Gondomar precisava e agora é um passo de cada vez. Sem dúvida será uma mais-valia para o concelho.
Contactos:
Morada: Rua das Mimosas 139, 4510-606 Fânzeres
Número de telemóvel: 916500495
E-mail: [email protected]