Informação

Comandante Artur Teixeira: “Temos um concelho seguro, quer na área do socorro, quer na área de segurança”

[caption id="attachment_3152" align="aligncenter" width="377"]Artur Teixeira, Comandante Operacional e Comandante da Polícia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira Artur Teixeira, Comandante Operacional e Comandante da Polícia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Por altura da 1ª Feira Internacional de Segurança e Proteção, em Gondomar, o Vivacidade quis saber se o concelho é seguro. O Comandante Operacional Municipal, na área do socorro, Artur Teixeira, também Comandante da Polícia Municipal, respondeu afirmativamente à questão garantindo que “Gondomar é um concelho seguro apesar de haver sempre margem para evoluir”. O profissional garante mesmo que o concelho dispõe dos “melhores bombeiros do mundo”.

De um modo geral, as pessoas questionam muito sobre quais as competências da Polícia Municipal. Quais são as principais áreas em que a Polícia Municipal pode intervir? Há áreas que são da exclusiva responsabilidade da PSP, e em alguns casos a Polícia Municipal atua em conformidade com a PSP. Por exemplo, a Polícia Municipal não tem por obrigação fazer a segurança de um evento desportivo, essa competência é da PSP, mas nós atuamos em conformidade e auxiliamos sempre que é necessário. As nossas competências são da área administrativa das comunicações, na segurança de edifícios municipais e na área rodoviária. Estamos aptos a intervir na segurança rodoviária, caso seja necessário. Em Gondomar a cooperação é excelente e nós informamos sempre as forças de segurança da nossa presença.

Essas competências estão bem definidas? Sempre que atuamos sabemos bem a nossa competência. Se chegarmos ao local e encontramos um crime, sabemos que não é da nossa competência. Em casos de flagrante delito estamos autorizados a intervir.

[caption id="attachment_3153" align="alignleft" width="300"]Artur Teixeira, Comandante Operacional e Comandante da Polícia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira Artur Teixeira é, desde maio, o Comandante Operacional e Comandante da Polícia Municipal de Gondomar. Foi oficial miliciano na tropa e esteve em funções na Junta de Governação Civil do Porto durante dois anos. Durante seis anos foi também adjunto de operações do Comando Distrital de Operações do Porto e cumpriu igualmente a função de diretor do departamento da Proteção Civil na Câmara Municipal do Porto.[/caption]

Com um novo dispositivo municipal, novos veículos e um novo edifício [Parque Tecnológico de Negócios e de Ourivesaria de Gondomar], como classifica os atuais recursos da Polícia Municipal? Temos um concelho seguro, quer na área do socorro, quer na área de segurança. Este desenvolvimento decorre da sensibilidade do presidente da Câmara Municipal de Gondomar e da própria autarquia. A frota automóvel aumentou, temos mais dois veículos, uma nova central de segurança, que ainda está a ser implementada. Para os gondomarenses é reconfortante saberem que podem contar connosco 24h por dia, através do nosso contacto telefónico [800 200 135 – número verde]. Os melhores bombeiros do mundo estão em Gondomar. Temos cinco corporações de bombeiros, com meios para combater incêndios de grandes dimensões. Reunimos com os comandantes dos bombeiros de dois em dois meses. Gondomar é um caso único a nível nacional no que toca ao investimento nas corporações de bombeiros. Além disso, sei que os presidentes de Junta estão interessados em criar unidades locais de Proteção Civil.

Têm planos estratégicos de prevenção para casos de acidentes graves ou calamidades? Sim, fizemos um planeamento alargado a todas as forças de segurança e socorro. Além disso, temos sempre a preocupação de realizar um relatório de avaliação para perceber o que pode correr melhor.

Tendo em conta o surto de legionela que está a ser motivo de receio em Portugal, que medidas podem ser tomadas pela Proteção Civil de Gondomar? Há um número da linha de saúde que deve ser contactado nesses casos. A Proteção Civil tem um caráter multidisciplinar e plurissectorial, por isso não há ninguém em si que encerre a capacidade decisória. A autoridade responsável pela saúde teria que liderar um processo relacionado com esse caso, contando com o apoio necessário da Proteção Civil. Mas ainda não temos relatos de nenhum caso desses em Gondomar.

Em relação à Feira Internacional de Segurança que vai ser realizada em Gondomar, qual é o papel da Polícia Municipal na organização do evento? Esta é uma iniciativa muito importante para a região Norte e mesmo para Portugal, que vai trazer a Gondomar um grande conjunto de interessados no setor da segurança. Vamos contar com vários stands institucionais, como a GNR, a PSP e outras forças, que vão dar a oportunidade de contactar diretamente com estas forças. Vamos ter também a 1ª Conferência de Segurança do Triângulo D’Ouro, em que o tema tratado serão os subsistemas da Proteção Civil e da Segurança. Foi intenção do município trazer cá os três ex-secretários de Estado da área de segurança, dos últimos Governos [Luís Pais de Sousa, Ascenso Simões e Lobo D’Ávila]. Ainda há uma expectativa que o atual secretário de Estado atual venha cá. Esperamos que seja um momento de reflexão sobre a segurança nacional e municipal.

[caption id="attachment_3154" align="alignleft" width="300"]Artur Teixeira, Comandante Operacional e Comandante da Polícia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

O evento terá continuidade em Gondomar? Gostaríamos de replicar este evento bianualmente, porque também é realizado em Lisboa.

A Proteção Civil tem estado atenta aos avisos meteorológicos. A época de inverno merece uma atenção especial? Como todas as outras. Neste momento está em fase final o nosso plano de prevenção e vamos operacionalizar alguns planos.

Apesar da elevada taxa de criminalidade, pensa que Gondomar está mais seguro agora? Julgo que Gondomar é um concelho seguro, apesar de ainda termos margem de progressão ao nível da segurança. A nossa missão tem que ser sempre cumprida, mas temos margem para evoluir.

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025