Concelho de Gondomar Informação Rio Tinto Sociedade

Construção do Centro Geriátrico de Soutelo arranca este ano

[caption id="attachment_7091" align="alignleft" width="300"]Projeto do Centro Geriátrico de Soutelo / Foto: Direitos Reservados Projeto do Centro Geriátrico de Soutelo / Foto: Direitos Reservados[/caption]

A construção do Centro Geriátrico do Centro Social de Soutelo deverá arrancar até ao final do ano. A garantia é dada por Sandra Felgueiras, presidente da direção da IPSS.

Após vários anos de luta, o Centro Social de Soutelo (CSS) vai avançar com a construção do Centro Geriátrico. O equipamento vai dar resposta ao aumento do número de idosos que procuram a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) riotintense. “Atualmente, durante o dia temos 60 idosos numas instalações provisórias que servem de centro de dia e centro de convívio. A sala que utilizamos é polivalente, onde realizamos todas as nossas atividades, mas não reúne as condições desejáveis para os nossos idosos”, explica Sandra Felgueiras, presidente da direção do CSS.

O projeto arquitectónico está concluído e prevê a possibilidade de acrescentar um piso adicional ou um bloco lateral. O desenho já mereceu a aprovação da Segurança Social e está a aguardar o visto da Câmara Municipal de Gondomar, “que acompanhou as várias fases do projeto”, de acordo com Sandra Felgueiras.

Mira de Sousa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do CSS, garante que a instituição irá “financiar 20% da obra”. Para o efeito, têm vindo a ser realizadas várias iniciativas solidárias a favor da instituição que tem contado com apoio de mecenas e contributos financeiros de várias entidades.

O dirigente espera contar também com o apoio do Município de Gondomar no que diz respeito à comparticipação de fundos comunitários. A primeira fase da empreitada irá custar 900 mil euros e corresponde à construção de um edifício com capacidade para 70 idosos. O projeto prevê ainda o crescimento do serviço de apoio domiciliário para 80 utentes.

“Por razões de financiamento e bom senso o projeto terá que ser faseado. Neste momento precisamos de 300 mil euros para arrancar com a obra”, afirma Sandra Felgueiras.

O Centro Geriátrico vai dispor de um espaço polivalente, um gabinete médico, uma sala de isolamento, um gabinete de estética, uma cozinha ampla, entre outras valências. 

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025