A podologia é uma área desconhecida da medicina, é uma especialidade focada nos pés e deteta todas as anomalias e patologias associadas a este membro inferior. Daniela Costa, podologista, esclareceu-nos todas as dúvidas.
Antes demais, o que é a podologia?
É uma área da saúde em que se previne, trata e diagnostica alterações no pé, ou no membro inferior, até ao tornozelo. Muitas vezes pode ocorrer alterações estruturais, algumas com uma perna mais pequena que outra, pessoas com dores na coluna, nós conseguimos compensar ou corrigir essa alteração e dar uma melhor orientação e melhor qualidade de vida ao paciente.
Porquê a escolha desta área?
Não foi uma escolha (risos). Entrei de paraquedas, era para ir para medicina e fazer equivalências, mas quando comecei a ir às aulas apaixonei-me pelo curso. Continuo sempre a aprender.
Quais são os problemas mais comuns na sociedade?
Os fungos, normalmente, que atacam a unha de modo a ficarem com mau aspeto, grossas, amareladas e a desfazerem-se. Para as tratar, normalmente, utilizo o lazer podológico, onde conseguimos atenuar e eliminar na totalidade o fungo.
Ouvimos tantos mitos sobre a origem dos fungos, qual é a verdadeira razão?
Pode ser de várias origens basta que haja uma porta de entrada e podemos apanhá-lo de diversos locais, em praias, piscina. O calçado novo, apesar de muitas pessoas não prestarem atenção, é uma das formas de ter fungos, porque nunca sabemos quem calçou antes e, se usou, ou não, meias.
O pé é a parte mais desvalorizada no nosso corpo?
Sim. Muita gente desconhece a nossa área, muitas vezes, procuram uma esteticista, mas esta profissional só trata da estética, não têm conhecimento da área. A desvalorização vem, também, da inexistência de dor e como o pé anda fechado as pessoas não se importam se estão feios, se têm calos ou não, por exemplo.
É a primeira vez que participa na Expo Gondomar, qual foi a razão que a levou a inscrever-se?
Para dar a conhecer e divulgar o que a podologia faz, que podemos prevenir e tratar as lesões que existem nos pés.
Qual foi a recetividade de quem a visitou?
No início as pessoas estavam com receio de mostrar os pés, mas acabaram por aderir e estar à vontade. Ainda conseguimos identificar algumas patologias.
Há alguma mensagem que queira deixar aos gondomarenses?
Tenham em atenção à alteração nos pés, à pequena alteração ou dor que me procurem, estou aqui para ajudar. É bom porque conseguimos diminuir o número de pés amputados, com o facto de me procurarem e terem conhecimento a nível da podologia. Sendo que tenho formação em patologia ungueal e cirurgia, faz com que tenha uma maior abrangência no tratamento do pé.
Visitem-nos na Avenida 25 de abril!
Contactos:
Morada: Passeio 25 de Abril 45 Loja F São Cosme 4420-356
Telemóvel: 962 299 103
E-mail: [email protected]