Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

Cristina Nogueira apresentou livro “Vidas de Clandestinidade” em São Pedro da Cova

[caption id="attachment_8704" align="alignleft" width="300"]Livro Cristina Nogueira - dezembro 2016 Daniel Vieira e Cristina Nogueira apresentaram o livro / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

O livro “Vidas na Clandestinidade”, de Cristina Nogueira, militante do Partido Comunista Português (PCP), foi apresentado no dia 8 de dezembro, no Centro de Trabalho do PCP, em São Pedro da Cova.

Cristina Nogueira apresentou o livro “Vidas na Clandestinidade” no Centro de Trabalho do PCP, em São Pedro da Cova. A obra, que tem por base parte da investigação desenvolvida na tese de doutoramento da autora, retrata as vidas clandestinas dos militantes do partido comunista durante a ditadura do Estado Novo.

“Uma das coisas que mais me entusiasmou foi perceber como é que as pessoas se conseguiam manter clandestinas durante tanto tempo. Estar na clandestinidade era uma grande exigência que obrigava estas pessoas a adaptarem-se constantemente a novas vidas e às exigências do partido”, afirmou Cristina Nogueira.

Durante a apresentação a comunista destacou ainda a importância das casas clandestinas do partido, a comunicação codificada e a separação dos militantes dos seus filhos, cujo relato “era sempre mais difícil”.

A iniciativa foi moderada por Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, que salientou o trabalho desenvolvido pelo PCP em Portugal, “durante 40 anos de fascismo”.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025