No dia 1 de agosto a Volta a Portugal em bicicleta regressou a Gondomar, após cinco anos de interregno. A partida para a segunda etapa da maior e mais antiga prova de ciclismo português, passou por Gondomar (S. Cosme), Fânzeres e Rio Tinto. O Vivacidade acompanhou a partida real para Braga.
[caption id="attachment_2628" align="alignnone" width="768"]
A 10 minutos das 13h do dia 1 de agosto, o pelotão da Volta a Portugal passava pelo centro de Rio Tinto. Nas ruas estavam mihares de pessoas a assistir ao regresso da maior prova do ciclismo português, cinco anos depois da última passagem pelo concelho.
Amantes do ciclismo e curiosos acenaram aos ciclistas à saída de Gondomar, numa etapa de 171,8 quilómetros rumo a Braga.
Vinte minutos antes, era dada a partida simbólica, junto ao pavilhão Multiusos, onde estava mobilizado o dispositivo da organização da prova.
Os ciclistas seguiram em caravana por vários pontos estratégicos do concelho (Câmara Municipal de Gondomar, Centro Ciclista de Gondomar, Avenida da Carvalha e Avenida Domingos Gonçalves de Sá) até ao centro de Rio Tinto.
[caption id="attachment_2629" align="alignleft" width="300"]
A Volta passou, encantou e para o ano poderá haver mais. Pelo menos é o desejo do município, nas palavras do presidente. “A nossa vontade é voltar a ter a Volta em Gondomar. Este ano, o balanço foi extremamente positivo. Estavam milhares de pessoas nas ruas e foi uma mais valia para o município”, afirmou Marco Martins. A vereadora do Desporto partilha a mesma opinião e pede uma chegada da prova no próximo ano. “Agora a nossa intenção é receber uma chegada nos próximos anos. Tem outro impacto e outra visibilidade”, referiu. Segundo a vereadora, o percurso traçado constituiu um recorde em termos de quilómetros percorridos no concelho.
Em Rio Tinto, Nuno Fonseca, presidente da Junta, está ciente da importância da prova e espera voltar a recebê-la, em 2015. “Rio Tinto teve a partida oficial há saída do concelho. Este tipo de eventos são muito importantes para Gondomar, apesar de ser necessária uma grande mobilização de recursos financeiros e humanos para tornar possível a passagem da Volta. Além disso, a promoção feita paralelamente às etapas da Volta dão uma grande projeção do concelho. Espero que se possa repetir a passagem da Volta a Portugal nos próximos anos”, esclareceu.
No total, a autarquia gastou cerca de 50 mil euros com o regresso da prova de ciclismo a Gondomar.
A partida vista pelos especialistas:
Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal “Gondomar é uma região representativa do ciclismo e uma terra onde há uma enorme paixão pelo ciclismo.Desde 2004 que o concelho recebe a prova e apesar do percurso ser curto, percorreu as artérias mais representativas da cidade. Agora vamos avaliar o regresso da Volta em 2015”
José Santos, diretor da equipa Rádio Popular-ONDA: “Esta é a terceira vez que Gondomar recebe a Volta a Portugal. Já teve uma partida, uma chegada e volta agora a ter uma partida. De ano para ano notamos que a adesão do público continua a ser superior, o que faz indicar que continuamos perante uma modalidade que conserva uma grande vitalidade e que soube modernizar-se”
Paulo Ferreira, ex-ciclista gondomarense: “É de louvar o regresso a Gondomar. Só tínhamos direito a seis quilómetros, mas acabou por se estender o percurso até 12 quilómetros. Foi um percurso marcado por zonas de habitação e houve uma grande adesão dos gondomarenses. No próximo ano poderá ser uma chegada, porque a última vez que Gondomar recebeu a chegada foi um sucesso”
RTP emitiu a partir de Gramido
[caption id="attachment_2627" align="alignnone" width="960"]
Durante a manhã, o programa “Verão Total” deu a conhecer Gondomar. A produção da RTP montou o cenário do programa que acompanha o percurso da Volta e transmitiu durante três horas, a partir de Gramido, Valbom.
O programa apresentado por Mário Augusto e Catarina Camacho destacou alguns projetos gondomarenses, com o Vivacidade a ser destacado na primeira parte do “Verão Total”. A ourivesaria, a filigrana, a música e a gastronomia local, também mereceram a atenção da equipa da Rádio e Televisão de Portugal.
“Ando a divertir-me de um lado para o outro, sempre a acompanhar a Volta, e é uma forma diferente de conhecer o país”, disse Mário Augusto ao Vivacidade.
Por sua vez, Catarina Camacho, deixou a promessa de voltar a visitar Gondomar. “Gostei muito desta zona, as pessoas foram simpáticas e o local é lindíssimo. Agora tenho vontade de regressar para poder usufruir deste espaço”, referiu a apresentadora.
Em Gramido, estiveram centenas de pessoas a acompanhar a emissão em direto.