Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Sociedade

Dia Municipal do Combatente homenageou gondomarenses falecidos ao serviço da pátria

[caption id="attachment_5632" align="alignleft" width="300"]A cerimónia decorreu junto ao Soldado Desconhecido / Foto: PSF A cerimónia decorreu junto ao Soldado Desconhecido / Foto: PSF[/caption]

Os ex-combatentes do concelho de Gondomar nos diferentes períodos de guerra foram homenageados a 11 de outubro, no Dia Municipal do Combatente, na Praça Heróis do Ultramar, em Fânzeres.

A Praça dos Heróis do Ultramar voltou a ser palco da cerimónia oficial do Dia Municipal do Combatente que visa homenagear os gondomarenses falecidos ao serviço da pátria durante a Grande Guerra (1914-1918), a Guerra do Ultramar (1961-1974) e missões de paz ao serviço das Nações Unidas.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do presidente da Liga dos Combatentes do Núcleo do Porto, Coronel José Manuel da Glória Belchior.

O edil gondomarense considerou a homenagem “merecida e justa” num dia “dedicado aos que serviram a pátria”, após descerrar a placa de homenagem aos combatentes do Ultramar.

Em discurso, o Coronel José Belchior considerou o ato “uma justa homenagem de Gondomar a filhos seus que responderam ao chamamento da pátria”. “Perpetuar desta forma a memória dos respetivos militares falecidos em combate é o devido contributo que merecem”, referiu o militar.

Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, também dedicou umas breves palavras em memória dos combatentes falecidos e lembrou que “não há futuro sem memória”.

Após os discursos foram evocados os nomes de todos os combatentes de Gondomar que faleceram ao serviço da pátria e foram entregues as medalhas que visam homenagear o serviço prestado pelos ex-militares que compareceram à iniciativa.

O Dia Municipal do Combatente contou ainda com a participação do exército português, através do regimento de transmissões do Porto, que expôs vários equipamentos de diferentes épocas de guerra.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025