Concelho de Gondomar Destaque Informação Política Rio Tinto Sociedade

Edifício do Mercado da Areosa vai acolher clínica social e balcão de serviços

Câmara quer revitalizar praça com feirantes até ao verão e reduzir tarifas de estacionamento

[caption id="attachment_3406" align="alignnone" width="635"]Mercado da Areosa / Foto: Ricardo Vieira Caldas Mercado da Areosa / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

O Mercado da Areosa vai finalmente ser alvo de uma revitalização. A Câmara Municipal vai, através de um protocolo com a Cooperativa de Solidariedade Social Povos de Gondomar, ocupar o segundo piso do edifício com uma clínica social e transformar o rés-do-chão num local de serviços com um balcão algo semelhante a um Espaço do Cidadão. Para o exterior, o presidente da Câmara, Marco Martins, quer até ao verão ver concluídas as obras de requalificação do mercado e reduzir as tarifas de estacionamento.

“Há três projetos diferentes: ocupação do edifício atual, reorganização do espaço da feira e aproveitamento da praça e renegociação do estacionamento”, começa por revelar, em exclusivo ao Vivacidade, o presidente do município de Gondomar, Marco Martins. “É necessário retomar a dinâmica perdida por culpa de um erro estratégico”, admite e, desse modo, há um “compromisso de revitalizar o Mercado da Areosa e o comércio adjacente”, refere o edil camarário.

A Câmara Municipal leva assim a reunião da autarquia, a proposta de um protocolo com a Cooperativa de Solidariedade Social Povos de Gondomar (CSSPG) para “dinamização e ocupação do 2.º piso com uma Clínica Social com vários serviços.” Para o rés-do-chão, segundo Marco Martins, está previsto “um balcão unicooperativo, uma loja semelhante à Loja do Cidadão, mas que não terá serviços tão amplos”. As obras ficam a cargo da cooperativa e a autarquia conta “ter o edifício ocupado em junho”.

Para a CSSPG a “contrapartida é que pagam renda, como os outros lojistas, e comprometem-se a realizar um conjunto de iniciativas para dinamizar o Mercado da Areosa, todos os sábados de tarde. A primeira será no dia 25 de abril”, revela o presidente.

‘Areosa Vintage Fair’ pretende revitalizar o mercado todos os sábados à tarde

As iniciativas vão ser organizadas em parceria com a CMG e a Junta de Rio Tinto mas é a CSSPG que vai dinamizar todos os sábados a tarde a ‘Areosa Vintage Fair’. Na prática, o conceito passa por uma feira de velharias, tralhas e usados, disponível para qualquer cidadão a um preço simbólico. “Cada vez mais e em tempo de crise social, estas feiras francas são importantes, pois ajudam quem está desempregado ou usufrua de baixas reformas, a ter um complemento mensal ao seu rendimento. Decorrem atualmente na Área Metropolitana do Porto diversas iniciativas deste género e achamos que o Mercado da Areosa seria um local ótimo para a realização de uma feira destas. Será uma feira aberta a sócios e não sócios da CSSPG, tendo os sócios 50% de desconto no donativo que todos os participantes na AVF terão de fazer à cooperativa, sendo essa verba utilizada na promoção e realização da própria Areosa Vintage Fair”,  explica a organização num comunicado disponibilizado ao Vivacidade. O objetivo é “procurar envolver a comunidade residente local e atrair público e feirantes de todo o Grande Porto”.

Feirantes poderão contar com a praça num conceito “semelhante ao da Feira de Rio Tinto”

Ao Vivacidade, Marco Martins esclarece que a CMG vai reunir-se brevemente com os feirantes da Areosa para encontrar uma solução para a revitalização do mercado. “Queremos reunir com os feirantes durante o mês de abril, o vereador José Fernando tem liderado essas conversas. Queremos aproveitar a praça, num conceito semelhante ao da Feira de Rio Tinto. O objetivo é ter isso concluído até ao verão”, revela.

[caption id="attachment_3405" align="alignleft" width="300"]Estacionamento pago na Areosa / Foto: Ricardo Vieira Caldas Estacionamento pago na Areosa / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

Câmara lança novo concurso público para reduzir tarifas de estacionamento

Como parte integrante da revitalização do Mercado da Areosa, Marco Martins confirmou ao Vivacidade que vai “lançar um novo concurso público para nova concessão do estacionamento pago com tarifas mais baixas que as atuais, que são 0,85 cêntimos por hora.” Apesar da intenção de reduzir as tarifas, o presidente da CMG menciona que “o estacionamento tem que manter-se pago” na Areosa.

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025