Concelho de Gondomar Cultura Destaque Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação

Entrevista Ana Paris: “Temos consciência que estamos deslocados em Gondomar”

[caption id="attachment_5558" align="alignleft" width="300"]Tiago Rocha, Bruno Oliveira, Miguel Vieira e Pedro Martins / Foto: Pedro Ferreira Tiago Rocha, Bruno Oliveira, Miguel Vieira e Pedro Martins / Foto: Pedro Ferreira[/caption]

Quatro rapazes de S. Pedro da Cova juntaram-se em 2011 para formar a banda Ana Paris. O nome pode enganar o público mas o som não deixa margem para dúvidas, há rock neste projeto gondomarense e não existem músicas calmas para este quarteto. Em entrevista ao Vivacidade, Miguel Vieira, vocalista, Pedro Martins, baterista, Bruno Oliveira, guitarrista, e Tiago Rocha, baixista, falam sobre o primeiro EP da banda, intitulado “A Stoned Psychadelic Punk Rock Mood Thing”.

Como é que surgiram os Ana Paris? Pedro Martins (PM): Já nos conhecíamos há algum tempo e quando decidimos juntar-nos tivemos material de bandas que eram de S. Pedro da Cova. Em 2011 começamos a tocar de forma mais séria. Bruno Oliveira (BO): Nessa altura começamos a gravar alguns temas e levamos o projeto mais a sério, sobretudo com os concertos. Sentimos que os concertos ao vivo foram importantes para crescermos.

Porque é que decidiram chamar-se Ana Paris? Tiago Rocha (TR): O nome simboliza um encontro com uma pessoa que conhecemos num dia e perdemos o contacto. MV: O Bruno foi abordado por uma miúda num concerto que lhe perguntou o nome da banda e ele nem tinha nome para dar. BO: Foi uma pessoa que só existiu naquele momento. Chamava-se Ana Paris e decidimos adotar esse nome. PM: A história verdadeira é que eles queriam chamar à banda Fiasco e eu achava que as pessoas iam dizer o nome em português até que falaram em chamar Ana Paris e achei que soava melhor.

Vocês são autodidatas? Miguel Vieira (MV): Sim, juntamo-nos para aprendermos a tocar em conjunto.

Quais são as vossas referências musicais? PM: Tudo o que nós ouvimos e misturamos nos ensaios. BO: As nossas referências são muito dispersas.

Como é que caracterizam o vosso estilo musical? BO: Tocamos rock e variamos os estilos sempre dentro do rock. Todos ouvimos músicas diferentes e quando chegamos aos ensaios acabamos por misturar vários estilos, mas sempre dentro do rock. Músicas calmas não existem.

Quando foi o vosso primeiro concerto? MV: Foi em abril de 2011.

Fazem questão de dizer que são de S. Pedro da Cova?

PM: Sempre, nunca dizemos que somos do Porto à primeira, só depois de dizermos que somos de S. Pedro da Cova. Se as pessoas não souberem depois explicamos que fica em Gondomar [risos].

Gostavam de ter mais concertos em Gondomar? PM: Tocamos agora no Festival da Juventude de S. Pedro da Cova. MV: Temos consciência que estamos deslocados em Gondomar.

Vão lançar agora um EP, o que esperam alcançar com este trabalho? MV: Esperamos dominar o mundo [risos] e ter um formato para dar às pessoas. Este trabalho está a ser feito há dois anos. BO: Gravamos na Adega Records, em Rio Tinto, e como não tínhamos experiência de gravação demoramos algum tempo a gravar. Só aparecíamos na editora de vez em quando e isso atrasou o processo. MV: Por um lado foi mau mas por outro permitiu-nos ter músicas mais coesas. O EP é importante para apresentarmos aos promotores.

O EP vai ser vendido? PM: Vamos tentar vender o mais barato possível.

Onde esperam estar daqui a um ano? BO: Esperamos estar a gravar um novo trabalho. PM: Desta vez queremos gravar à nossa maneira.

[embed]https://youtu.be/wgHeAxTW9tg[/embed]

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025