PSD/IL
A União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova tem sete concorrentes à sua presidência. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1.Sou advogada, sou deputada e fui presidente da Assembleia de Freguesia. Sou voluntária de São Pedro, sou da terra, que gosto e pretendo continuar a viver cá.
2.A limpeza ou a falta dela. Temos os passeios sujos, não temos papeleiras, temos ervas que impedem a circulação nos passeios e a degradação dos mesmos. Há ruas na União de Freguesias em que é impossível andar, principalmente para as pessoas que tenha alguma deficiência motora, tendo de se deslocar pela via pública. Os rios, sobretudo o Rio Ferreira, está inundado com as “ervas”. Tendo em conta que isto é competência do Município, não há influência política da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal, que é do mesmo partido, para resolver este problema. Não era isto que os fregueses esperavam, achavam que por ser do mesmo partido, os problemas da Junta iam ser mais facilmente resolvidos e não “sermos os pobres do concelho de Gondomar”.
A praga das baratas, em São Pedro da Cova, é algo que foi noticiado em 2023, e ainda não foi resolvido. Isto não pode acontecer. Não há cuidado nenhum com a freguesia.
A habitação é, também, um dos grandes problemas desta Freguesia, não sendo competência da mesma, podemos sim junto com a Câmara recuperar e fazer obras nas zonas de habitação degradadas, nomeadamente nos bairros e resolver o problema da habitação. Há pessoas, que tenho conhecimento através do voluntariado, que residem em casas abandonadas porque não têm casa. Apesar de terem feito inúmeras vezes pedidos no Município se não lhes foram atribuídas, quando há habitações nos bairros camarários.
Os cemitérios precisam de pavimentação porque quem frequenta são pessoas idosas e todos têm um brio pelos seus entes queridos. Necessita de pavimentação, o piso é irregular, tem pedras e continua com buracos. A capela mortuária necessita de manutenção.
3.Se ganhar as eleições no dia 12 de Outubro irei resolver o problema da limpeza, quer das baratas, quer das ruas, temos de ter orgulho em cá viver. Esse é o meu objetivo.
4. Além da IL que já estamos em coligação, com alguém que tenha os mesmos ideais e princípios para a União de Freguesias.
5.Não vivo disto e vou realizar o que estou a prometer, para mim é importante ter gosto e brio na Freguesia onde resido. A fazer por vós, também estou a fazer por mim.