CDS-PP
Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1. Nasci a 10 de janeiro de 1977. Tenho 48 de idade. Sou da Freguesia da Lomba, onde sempre vivi e onde resido. Sou Técnico Operacional, e tenho ainda uma empresa de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Sou Presidente da Cooperativa Agrícola de Rega da Lomba e tambem Presidente do Centro de Juventude da Lomba.
2. A Freguesia da Lomba tem uma área territorial de 13.7 kms quadrados, ou seja, temos muito território para gerir, mas por outro lado, temos pouca população para uma Freguesia tão grande, e boa parte dessa população é idosa, e de acordo com os censos de 2021, a nossa Freguesia tem apenas 1284 habitantes. Gondomar no seu todo, tem problemas ao nível do Desenvolvimento Económico e Social, e isso sente-se muito na Lomba. Como praticamente não existe Indústria e Empresas na Freguesia, existe pouca oferta de emprego, e os jovens à procura de melhores condições de vida, acabam por sair da Freguesia. É por isso importante criar condições para atrair investimento para a nossa Freguesia, reforçando desde logo a aposta no Turismo, na Praia Fluvial, mas também no Lazer, nos Desportos Náuticos, nos Desportos Radicais, mas também na Gastronomia. Simultaneamente a isto, temos outros problemas estruturais como a falta de Rede de Água potável em alguns lugares da Freguesia. Quem diz Rede de Água potável, diz Rede de Incêndio, como por exemplo no Lugar do Monte Meda, mas também Rede de Saneamento que não existe na nossa Freguesia. A questão da Rede de Incêndio ganha especial relevância devido às características do território da Lomba e à mancha verde que temos.
3. A Junta de Freguesia da Lomba e a Câmara Municipal de Gondomar tem de criar condições para fixar a população mais jovem na Freguesia. Temos de começar a aplicar medidas concretas de apoio à natalidade e também de apoio à terceira idade, mas estas medidas serão apenas corretivas, porque o problema é um problema de fundo, como já referi. Necessitamos de promover o Desenvolvimento Económico e Social da Freguesia, apostando em áreas chave, para que possamos atrair mais empresas e mais atividades económicas para a Lomba, pois será com base nessa geração de riqueza que a população irá começar a fixar-se na Lomba. Não nos podemos esquecer que também temos uma vocação piscatória e que temos Tradição Gastronômica ao nível dos Peixes do Rio. A questão da captação de investimento e geração de riqueza, também se irá refletir por exemplo ao nível do Desenvolvimento das Áreas da Restauração e da Hotelaria, que também poderiam ser áreas importantes na criação de emprego.
4. Não faria Coligação com mais nenhum Partido. O CDS na Lomba e no resto do Concelho vale por si. Temos uma equipa jovem e humilde, mas determinada e com capacidade para fazer uma gestão política do nosso território muito diferente da que tem sido feita ao longo dos últimos anos. A única Coligação que quero fazer é com o povo da Lomba. Essa será a minha única Coligação.
5. Gostaria de pedir à população da Lomba um voto de confiança, um voto de mudança, um voto num projeto alternativo daquilo tem vindo a ser feito até aqui, um voto numa equipa determinada a transformar a nossa Freguesia. Não vamos prometer mundos e fundos, nem iremos apresentar propostas irrealistas para aparecer apenas no papel. Tudo aqui que prometemos é trabalho, empenho, dedicação, transparência, rigor, audácia, mas acima de tudo muita proximidade junto do povo da Lomba e de toda a comunidade, assente numa política humanista e centrada nas pessoas.