COLIGAÇÃO PSD/IL
Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.
1.Nasci há 60 anos no lugar de Labercos, onde passei toda a minha infância. Estudei em Castelo de Paiva, mas toda a minha infância foi passada em Labercos. Fui para a força aérea, ao fim de dois anos de serviço militar, ingressei na PSP em 1987. Estive 37 anos na PSP. Sempre gostei de política, apesar de nunca estar inserido no meio, várias pessoas chamaram-me para este cargo elucidando-me que era fundamental dar um passo em frente e tentar fazer algo diferente do que tem sido feito até agora.
2.Há várias. A principal é a habitação, penso que não seja só na freguesia, mas sim em todo o concelho. Contudo aqui, ainda, tem de haver uma abertura por parte da Câmara para criar loteamentos totalmente diferentes do que tem sido feito. Temos observado o que se tem passado nos concelhos limítrofes e achamos que podemos replicar e dar qualidade de vida aos nossos fregueses. Somos, também, das únicas freguesias do nosso concelho que não tem saneamento, por incrível que pareça. Não podemos continuar sem saneamento, que prejudica toda a freguesia. Os idosos precisam de acompanhamento e estamos aqui para contribuir com as nossas ideias. Temos muitas carências, a nível de desporto tínhamos um dos melhores parques desportivos e, neste momento, não temos desporto nenhum. Nem temos desporto, nem temos cultura, não temos nada. Os transportes públicos aqui apenas vão para Canedo e Gondomar, temos necessidade de transportes que vão para o Porto e Gaia, que é onde estão localizados os hospitais.
3.Gostaríamos de requalificar a estrada da Praia da Lomba, que está em terra, para tirar o trânsito do centro da Lomba. Na parte social queremos implementar o vale veterinário para famílias carenciadas, com animais de estimação. Pretendemos dar apoio às associações, comissões de festas e à reabertura da Comissão de Jovens da Lomba. A criação de uma extensão da Universidade Sénior. No desporto queremos implementar o programa Lomba em forma. O trail da Lomba é realizado naquela altura e muito bem, mas depois não há mais nada e devia manter-se esses trilhos. A nível ambiental queremos fazer uma defesa ativa da floresta, rios e ribeiros da freguesia e como é óbvio a questão do saneamento terá uma resolução. Achamos também fundamental na altura dos incêndios ter uma extensão dos bombeiros, principalmente de 15 de Junho a 15 de Setembro, de forma permanente. A habitação será um dos nossos motes na campanha.
4.O diálogo está aberto a todos os partidos, mas não é só na altura da eleição, caso seja necessário, porque a nossa candidatura está aberta a quem queira integrá-la. Por isso é que temos a nossa sede de campanha, no Largo da Praia, aberta das 18h00 às 20h00 para que as pessoas venham ao nosso encontro expor os seus problemas e o que pretendem para a freguesia.
5. Estamos aqui para ouvir toda a gente. Queremos ouvir todos. Queremos dar voz à gente da Lomba.