União de Freguesias de Melres e Medas

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS DE MELRES E MEDAS: FILIPE SILVA

CDS-PP

A esta Junta são cinco os partidos que concorrem para a presidência, com projetos de melhoria e valorização da União de Freguesias. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3:Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1. Tenho 52 anos, nasci e cresci em Melres e é também em Melres que exerci a atividade profissional. Já fiz parte de vários movimentos associativos na União de Freguesias, estando atualmente na direção do Melres Desporto e Cultura e no Conselho de Assuntos Económicos da Paróquia de Melres. Sou uma pessoa prática, que acredita que a política local deve servir as pessoas e resolver problemas concretos do dia a dia. Conheço Melres e Medas como a palma das minhas mãos e sei que posso dar um bom contributo a bem da elevação da União de Freguesias de Melres e Medas.

2. A meu ver, a União de Freguesias de Melres e Medas enfrenta vários problemas. Em primeiro lugar, o aproveitamento das potencialidades turísticas do rio Douro e do nosso património local ainda está muito aquém do possível, o que significa oportunidades perdidas para dinamizar a economia e atrair investimento. Outro ponto a salientar é a situação do cemitério de Branzelo: foi adquirido um terreno para o seu alargamento, mas atualmente esse espaço está a ser utilizado para deposição de entulho, o que é um desperdício e causa de insatisfação para a população. Também me preocupa a sobrevivência de algumas coletividades e associações locais, que enfrentam dificuldades, mas que desempenham um papel essencial na vida cultural, desportiva e social da união de freguesias.

3. Para valorizar o turismo ligado ao Douro e ao património local, é fundamental criar parcerias de forma a desenvolver roteiros, eventos e espaços de lazer que atraiam visitantes e dinamizem a economia da freguesia. Nessa lógica, é também necessário zelar pelas condições da zona ribeirinha garantindo, a curto prazo, melhor iluminação durante a noite. No caso do cemitério de Branzelo, a prioridade será limpar o terreno já adquirido e avançar de imediato com o alargamento, dando resposta à necessidade sentida pela população. É de igual modo importante uma negociação com a Câmara Municipal de Gondomar para a redução do custo de licenciamento para feirantes, uma vez que as tradicionais feiras se encontram em “vias de extinção”. Por último e não menos importante, é fundamental dar prioridade aos moradores que pretendam estacionar nos parques da nossa união de freguesias, de forma a garantir que têm acesso facilitado às suas habitações e atividades, evitando que a elevada afluência de visitantes à praia, por exemplo, prejudique a vida quotidiana dos locais.

4. É fácil de responder. Faria coligação com os partidos que apresentassem as melhores ideias e soluções para a União de Freguesias de Melres e Medas.

5. Aos Melrenses e Medenses gostaria de dizer que podem contar comigo. Tudo farei pela defesa intransigente dos vossos interesses. Às coletividades, serei a vossa voz e tudo farei para que possam continuar a dinamizar a vossa atividade em prol da União de Freguesias. Melres e Medas são mais do que duas localidades unidas por lei, são uma comunidade feita de pessoas trabalhadoras, solidárias e orgulhosas da sua terra. Juntos podemos enfrentar os desafios, valorizar o que temos de melhor e construir um futuro com mais oportunidade. Peço a vossa confiança, não para prometer o impossível, mas para garantir trabalho sério, dedicação e proximidade. Conto convosco e podem contar comigo.

 

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025