AUTÁRQUICAS 2025 União de Freguesias de Gondomar (S.Cosme), Valbom e Jovim

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

COLIGAÇÃO PSD/IL

As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de Outubro. A União de Freguesias de S.Cosme (Gondomar), Valbom e Jovim é que tem mais candidatos à sua presidência, são nove os que concorrem. Estivemos à conversa com os candidatos, que responderam às seguintes questões: 1: Apresentação do candidato; 2: Quais são as necessidades da União de Freguesias a que se candidata; 3: Que soluções apresenta; 4: Com que partidos faria coligação; 5: Mensagem final.

1.Nasci em Valbom, tenho 73 anos, vivi 22 anos em Jovim e agora estou a viver em S.Cosme. Conheço a realidade das três freguesias. Tenho dois filhos e três netos e estou divorciado. Passei por várias coletividades do concelho: a Escola Musical e Dramática de Valbom, a Associação de Paralisia Cerebral, Associação de Esclerose Múltipla, Grupo Etnográfico de Valbom, Gondomar Sport Club, Clube Recreativo Ataense, e fui presidente da Junta de Freguesia de Valbom até a sua agregação à União de Freguesia, algo que eu discordei e deixei a política a partir daí. Trabalhei sempre para a comunidade à qual fiz obra a partir da Junta da Freguesia em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar. Saí por opção minha e não por perder um ato eleitoral. 

2. A cobertura de saneamento, que S.Cosme e Jovim, não estão cobertas a 100%. Em que S.Cosme tem cerca de 65% da freguesia com esta infraestrutura e Jovim à volta de 40. É um trabalho que tem de ser desenvolvido junto do concessionário, neste caso, as Águas de Gondomar. Essa é uma questão prioritária. 

Na Freguesia de Jovim não há parques infantis, não há transportes para ir ao Centro de Saúde de Foz do Sousa, não há uma caixa multibanco. Falta muita coisa, Jovim parou no tempo, não moro lá há 20 anos e está praticamente igual, à exceção de uma ou outra rua que foram pavimentadas. 

A parte da limpeza urbana, nas três freguesias, em função do número de funcionários que tem devia estar muito melhor. Não há acompanhamento de quem deveria acompanhar. Os jovinenses queixam-se da falta de presença do presidente da Junta. 

Em Valbom: a Rua Doutor Joaquim Manuel da Costa que é um problema que tem de se resolver. O pólis deveria ter outro tipo de tratamento, como a Ribeira de Abade, que precisa de outro tratamento parece que não pertence ao pólis, quando pertence. 
3. Tenho soluções, claro que não tenho uma varinha mágica para resolver tudo no imediato. Para a Rua Doutor Joaquim Manuel da Costa, uma rua paralela, a 50 metros, que passará por trás da APPC, e pelos moveis giesta e vem à rua dos artesãos. Aproveitando aí o canal das Águas do Porto, claro que não chega, mas ter uma via de um lado para o outro de reserva. Há projeto disso, enquanto estava na Junta, que ficou na gaveta. Sou a favor que a rua tenha dois sentidos, até porque quem mora em Valbom, na zona da Arroteia, tem de chegar a uma rua e bifurcar para uma rua que passa um carro ligeiro e não cabe uma camioneta, entre a Rua Barreto Costa e a Rua Camilo Castelo Branco. São ruas que dificilmente se pode alargar, porque tem casas edificadas há muitos anos e não se vai demolir para alargar a rua. Nesses locais que tem casas abandonadas temos de incentivar à requalificação porque a habitação é muito necessária. 

Quero prolongar o pólis da Casa Branca de Gramido até Marecos, e na praia criar uma zona de lazer e, também, olhar para o clube que tem medalhados mundiais. 

Criar um pavilhão, que há terreno, na Rua Francisco Sá Carneiro, em Jovim e tratar da Sede do Grupo Folclórico de Jovim. Já há terrenos e é preciso avançar. 

Tudo depende da capacidade de influência que a Junta de Freguesia tem na Câmara Municipal de Gondomar. 
Serei um presidente que passarei pouco tempo no gabinete e passarei todos os dias nas três freguesias. Cumprirei com isto e atenderei os fregueses na sua freguesia, não têm de se deslocar. É isto que eu pretendo.

4. É uma boa pergunta, que não sei responder, depende do resultado eleitoral. Terei de chegar acordo com o IL. Não tenho linha vermelha são todos iguais, a partir do momento que são eleitos não têm partido político e estão a favor da comunidade e têm de defender os interesses da União de Freguesias. Contudo, daria prioridade ao Partido Socialista. As pessoas têm de vir de peito aberto e querer o bem-estar da população. 

5.Acredito que as pessoas tenham em mim alguma esperança, no sentido de revitalizar novamente a União de Freguesias. Comigo tudo será diferente. Os funcionários serão o rosto do presidente e da sua equipa. Estaremos abertos a ouvir sugestões e reclamações e nenhum ficará na gaveta, mesmo sendo menos cómodo, toda a gente terá resposta. 

 

Últimas Notícias

José Ferreira dá continuidade à arte de cortar cabelo em Medas

24/10/2025

Cestaria resiste nas mãos de José Barbosa

24/10/2025

BDR: Há 18 anos a dar movimento às marcas em Portugal

14/10/2025

Claude Pinto: “Conheço algumas relíquias do concelho achei por bem criar algo que mostrasse algo novo”

14/10/2025

Sérgio Soares: “É uma forma de nos apresentarmos a pessoas e empresas que passam por este espaço”

14/10/2025

Bruno Ferreira: “É sempre um gosto especial marcar presença numa ação empresarial desta dimensão no concelho de Gondomar”

14/10/2025

Gomomania: uma multiplicidade de experiências num só local

14/10/2025

Inovapower irá ter novas instalações de maior dimensão

14/10/2025