Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova

Festa em Honra das Mercês e São Vicente com nova comissão e novidades

As festas em honra da Nossa Senhora das Mercês e São Vicente realizam-se de 8 a 11 de Agosto, em Belói, e é organizado pela Comissão de Festas da Associação de festas da nossa Senhora das Mercês e São Vicente, em São Pedro da Cova.

A Comissão de Festas da Associação de Festas da nossa Senhora das Mercês e São Vicente começou a trabalhar em Setembro de 2024. “Já havia o desejo de fazer algo com esta Associação e dar continuidade a estas festas. A comissão já era a mesma há muitos anos e havia necessidade de criar uma nova.”

“Desenhamos algumas propostas para chegar à antiga direção da Associação, porque não estávamos com ideia de constituir uma nova Associação, mas sim apoiá-la, intitulamo-nos mesmo como os “Amigos da associação de festas da nossa senhora das mercês e são vicente”, mas acabamos por assumi-la, porque a anterior desistiu. Para nos ajudarem na realização dos nossos eventos cederam-nos um bar em Belói, para que as pessoas usufruíssem e houvesse realmente uma participação ativa da comunidade”, afirma a presidente da Comissão de festas, Carla Rodrigues. 

As festas iniciam-se no dia 8 de Agosto, pelas 22h00, com Lucas & Matheus Júnior e às 23h30 o Dj Cancela. No dia 9 de Agosto, o dia inicia-se com a Alvorada, às 7h00, seguido da Arruada dos Zés Pereiras do Passal, pelas 9h00. A procissão das velas será, pelas 21h00, desde a Igreja Matriz à Capela da Nossa Senhora das Mercês. A Banda M começa pelas 23h00 seguido da DJ Miss Bliss, pelas 00h30. No domingo, 10 de Agosto, as festas começam às 15h00, com a Banda Musical de São Pedro da Cova, às 15h30 com a Fanfarra de Lever – Gaia. A eucaristia solene será pelas 17h00, seguida da majestosa procissão às 18h00. À noite terão lugar os saraus de danças, pelas 21h30, e o fogo de artificio pelas 23h45. No último dia, 11 de agosto, a eucaristia terá lugar às 20h00, seguido às 21h30 um Dj Surpresa com percussão com Nelsinho kl. As festas encerram com a atuação de Miguel Azevedo, pelas 22h00. 

“É um programa variado, para os mais jovens, também, quando pela primeira vez Belói acolheu um DJ nós percebemos que era uma necessidade da população e este ano contrariamente ao ano anterior em vez de termos apenas um DJ temos três, e até um com um espetáculo diferenciado. Acho que estamos a superar as expetativas que tínhamos para nós próprios”, refere.  

O objetivo é sempre melhorar, “mas sempre dar continuidade ao trabalho realizado pelas outras associações e ir de encontro com aquilo que a comunidade de Belói procura.  Independentemente do artista do cartaz, o objetivo é proporcionar ao lugar de Beloi, à nossa freguesia e a todos os que nos visitam um final de semana alargado maravilhoso, animado, cheio de cor, luz e som, tudo o que temos direito. Pretendemos, também, promover o associativismo com outras associações, apesar de nós próprios sermos uma associação. Só assim é que para nós faz sentido”, menciona. 

“Queremos aproveitar para apelar a que as pessoas venham, principalmente de sapatos rasos (risos) e com a vontade de dançar, tragam os bolsos cheios para comer e beber no nosso bar da associação (risos). Quem quiser vir vender tem de falar com a autarquia por causa das licenças, uma coisa que gostaríamos era ter um divertimento, que não temos. É um desafio que lançamos, estamos disponíveis para isso. Queremos, também, agradecer à comunidade. As pessoas estão com vontade de ajuda e tem corrido bem. Salientar, também, o apoio da autarquia e à União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Além do apoio financeiro, temos um enorme apoio logístico. E um enorme agradecimento à antiga associação e ao pároco, que tem confiado em nós. Estamos empenhados a fazer o melhor possível”, remata. 

 

 

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025