Fânzeres e S. Pedro da Cova Sociedade Últimas

Festas aos padroeiros São Pedro e São Paulo regressam com força

Apesar de não ser desta que as marchas saem à rua, por causa das contingências da pandemia, a Comissão de Festas de São Pedro garante que, animação não vai faltar durante os cinco dias de festas.

[caption id="attachment_24359" align="aligncenter" width="356"] Na foto, Ivone Sousa, Carlos Moura e Eunice Alves[/caption]

“Devido à pandemia este ano não vamos ter as tradicionais marchas. Foi uma decisão tomada em janeiro, depois de refletirmos muito e de conversarmos com as coletividades. Assim, como as marchas demoram muito tempo para preparar, decidimos não voltar com a decisão atrás”, começou por explicar Carlos Moura, porta-voz da Comissão de Festas.

No entanto, para compensar, a equipa organizadora decidiu apostar no cartaz e garante que animação não vai faltar: “Nós achamos que o cartaz não nos vai deixar ficar mal”.

As festas começam no dia 29 de junho, pelas 19 horas, com a missa em honra aos padroeiros São Pedro e São Paulo. No dia seguinte, no mesmo local irá decorrer pelas 21.30h um concerto musical Via Crusis, pela Plateia de Emoções, onde irão representar as últimas horas de Cristo.

No primeiro dia de julho, as festividades começam com uma tradicional sardinhada, seguida de uma atuação do grupo de cantares populares do Orfeão de São Pedro da Cova e um encontro de folclore com grupos da União de Freguesias. A noite é encerrada com a atuação dos veteranos STUKAS.

No dia 2 de julho, logo pela manhã, temos a arruada com o grupo Zés Pereiras. À tarde, pelas 15 horas, será a entrega dos prémios do Concurso de Quadras Populares ao São Pedro, da Junta de Freguesia. Para encerrar o dia com chave de ouro, teremos a atuação da Orquestra FLASH SHOW.

No domingo, pelas 8h, haverá a habitual missa. Em seguida, teremos a atuação da Banda Musical de São Pedro da Cova. Às 18h, decorrem as vésperas solenes e, de seguida, a procissão, que será acompanhada pela Banda Musical e da Fanfarra Boinas Verdes.

O destaque do evento dá-se no último dia, às 22 horas, com a subida ao palco dos artistas Claúdia Martins e Minhotos Marotos que prometem trazer muita animação para os presentes. Ainda nesta noite haverá o tradicional espetáculo de fogo de artifício, que segundo a organização “Não irá desiludir ninguém”.

Apesar de faltar menos duas semanas, a Comissão confessa que já sentem que “as pessoas estão ansiosas pelo regresso desta festa”. Sendo que os mesmos fazem questão de agradecer a todos os que contribuíram para que esta festa fosse possível e agradeceram ainda a todas as entidades (Câmara e Junta de Freguesia) e empresas locais que estenderam a mão para ajudar a compor esta festa. Os organizadores deixaram ainda um especial agradecimento “Às senhoras acima dos 60 anos que fazem o peditório à população”.

A festa irá contar ainda com Carrosséis que estará situado entre o armazém do Pingo Doce e da Junta de Freguesia, vai ainda haver bancas de artesanato. Os tradicionais comes e bebes também não vão faltar”. ■

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025