As Farmácias e médicos decretaram luta à doença e fizeram rastreios gratuitos à população com idade igual ou superior a 45 anos e sem diagnóstico prévio. O rastreio foi promovido em parceria pela Médis e pela Associação Nacional das Farmácias.

Do rastreio 909 pessoas foram alertadas para fatores de risco e formas de prevenção, 405 casos foram considerados de risco elevado ou muito elevado, 24 diagnosticaram com pré-diabetes e 11 diagnosticaram com diabetes.

Um em cada dez utentes tinham necessidades de cuidados médicos e quatro em cada dez utentes têm necessidade de fazer mudanças no estilo de vida de modo preventivo.

Os médicos e os farmacêuticos apelam para que a população esteja atenta aos sintomas: Aumento da sede e da fome; Aumento da frequência com que se urina; Secura na boca; Sonolência; Visão turva; Comichão no corpo; Diminuição da resistência durante o exercício.

Adote comportamentos de prevenção tais como: Controle o seu peso; Reforce a ingestão de água; Pratique exercício físico com regularidade; Limite o consumo de álcool; Limite o consumo de alimentos açucarados; Limite o consumo de gorduras; e Acompanhe sempre as refeições com legumes ou salada.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025