Concelho de Gondomar Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Política

Gondomar aprovou reabilitação do edifício dos Paços do Concelho

[caption id="attachment_12220" align="alignleft" width="300"] Edifício dos Paços do Concelho aprovado / Foto: Direitos Reservados[/caption]

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, no dia 1 de agosto, o anteprojeto de reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, em Gondomar. Em causa está um custo global aproximado de 3,8 milhões de euros.

O executivo municipal, com a abstenção da Coligação Democrática Unitária, aprovou a reabilitação e ampliação dos Paços do Concelho, tendo em conta a centralização de serviços e oferecendo mais e melhores condições para os trabalhadores e órgãos autárquicos.

De acordo com a proposta do anteprojeto levado a votação, em causa está também uma tentativa de revitalizar a dinâmica social e económica em toda a zona envolvente, através de uma intervenção de reabilitação urbana integrada e sustentável.

Segundo o Município de Gondomar, a intervenção, que abrange uma área de 7,7 mil metros quadrados, deverá ter um custo global aproximado de 3,8 milhões de euros, pretendendo o executivo aproveitar os instrumentos financeiros criados no âmbito do Portugal 2020, cujo objetivo é o financiamento de operações de reabilitação urbana incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas pelos Municípios.

O início das obras está previsto para o verão do próximo ano e prevê a criação de um novo imóvel acoplado ao que já existe, com dois pisos subterrâneos para arquivo e estacionamento. O estacionamento subterrâneo será, de acordo com a proposta, de acesso público.

A par desta intervenção, está ainda previsto um alargamento da Rua Novais da Cunha, que passará a ter dois sentidos. A proposta foi votada e aprovada na última reunião pública municipal, na Junta de Freguesia da Lomba.

Coligação PSD/CDS-PP aprova, mas não esquece dívida municipal A coligação PSD/CDS-PP "Gondomar no Coração" aprovou a proposta de Reabilitação e Reestruturação do Edifício dos Paços do Concelho, mas não esqueceu a dívida autárquica que, em maio, rondava os 100 milhões de euros.

Em comunicado, a coligação de direita, encabeçada pelo vereador Rafael Amorim, parte do valor da dívida municipal para deixar sugestões ao executivo socialista e considera, entre outros aspetos, a proposta prematura, não prioritária e desenquadrada com a atual conjuntura financeira da Câmara de Gondomar.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025