Informação Política

Imóveis ao abandono no concelho vão ser entaipados

[caption id="attachment_1969" align="alignleft" width="300"]Edificios entaipados Funcionários da CMG a entaipar o edifício[/caption]

“Esta situação não podia continuar”, explicou o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins. O edil referia-se a um conjunto de imóveis, agora entaipados, que se situam na Rua de Fernão Magalhães, em Rio Tinto, junto ao cruzamento para a Rua da Cavada Nova, em situação de abandono total há vários anos.

“Era um perigo para os peões, os automobilistas, os residentes e a própria escola”, começou por esclarecer Marco Martins aos jornalistas. No dia 11 de julho, a autarquia concluiu o entaipamento de um conjunto de imóveis situados na Rua de Fernão Magalhães, em Rio Tinto, junto ao cruzamento para a Rua da Cavada Nova, em situação de abandono total há vários anos. Marco Martins, presidente do município, prometeu, ao lado de Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, que não tolerará eventuais situações semelhantes. “Não podemos colocar peões, veículos ou vizinhos em risco só porque o proprietário não cumpre as condições. O proprietário foi notificado pessoalmente e por escrito. Como não deu resposta, a Câmara interveio. Na altura, quando era presidente de Junta, alertei para este problema. O que faltava aqui era vontade política” , explicou o presidente da Câmara. A situação destes imóveis, segundo a autarquia, “arrastava-se há anos.” e já estava a pôr em risco outras habitações, o trânsito - pedonal e automóvel -nas imediações e, até, a própria Escola Secundária de Rio Tinto, que se situa nas traseiras. Em apenas três semanas, a utilização indevida do espaço por alguns sem abrigo causaram inclusive nove incêndios, garantiram os presidentes. Os edifícios foram, por isso, emparedados pela Câmara Municipal, numa obra de cerca de oito mil euros. “Esta é uma das ruas mais movimentadas de Rio Tinto e tivemos que ter o cuidado de zelar por esta zona. Era uma zona de grande risco para quem passava por aqui”, indicou ainda o presidente da Junta, Nuno Fonseca.

400 casos semelhantes em Gondomar

O próximo passo do município é notificar os proprietários de mais 400 casos semelhantes a este no concelho e induzi-los a intervir para garantir a segurança dos cidadãos. Caso tal não aconteça, a autarquia promete intervir. “No concelho temos cerca de 400 casos semelhantes a este que queremos resolver. Por ordem de gravidade temos Rio Tinto, S. Cosme e Valbom. Durante o mês de Agosto temos algumas intervenções já planeadas. Vamos ter equipas dedicadas exclusivamente a este trabalho”, concluiu Marco Martins.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025