Concelho de Gondomar Cultura Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação

Luís Bento apresentou "Des Existir do Improviso" na Casa de Montezelo

No dia 30 de setembro, Luís Bento apresentou "Des Existir do Improviso", obra premiada na 27ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres.

A Casa de Montezelo foi palco da apresentação pública da obra vencedora do 27.º Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres. A cerimónia contou com a presença do autor e poeta Luís Bento e foi embelezada por um momento musical, protagonizado por alguns músicos da Banda Musical de São Pedro da Cova, dirigida pelo maestro António Ventura e com declamação de Cidália Santos, em torno dos poemas do livro "Des Existir do Improviso".

Ao Vivacidade, Luís Bento mostrou-se entusiasmado com a obra vencedora e explica o título por si escolhido, que "além do mero jogo de palavras é uma busca, um caminho, uma crítica à nossa forma distraída e desprendida, de estar no mundo neoliberal". "Vivemos sem preocupação pelas consequências do abuso, do desperdício, do impacto sobre o clima e a qualidade de vida, fazemos tudo de improviso, em cima do joelho, o título joga com isso, como se pudéssemos deixar de existir desta forma (de improviso), pela rama e viver a sério, daí o tom permanente de crítica, de revolta nos textos, mas também de esperança alicerçada nas tiradas com maior carga poética", acrescenta o autor.

Recorde-se que o Prémio Nacional de Poesia foi instituído pela Junta de Freguesia de Fânzeres em 1990, aquando das comemorações do 1.º aniversário da sua elevação a Vila.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025