
A iniciativa Rota da Zorra, organizada pela Dar ao Pedal e Alto Relevo – Clube de Montanhismo (ARCM), realizou-se a 9 de outubro, em S. Pedro da Cova. A prova juntou 440 inscritos dispostos a colaborar com os trabalhos de restauro da Zorra patente no Museu Mineiro de S. Pedro da Cova.
A Rota da Zorra, prova que visa contribuir para o apoio financeiro aos trabalhos de restauro da Zorra n.º 53, contou com a participação de 440 inscritos no percurso de BTT (35km) e na caminhada (8km).
Ao Vivacidade, Nuno Almeida, do grupo Dar ao Pedal e da Liga dos Amigos do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, considera o evento “um sucesso”. “A prova ultrapassou as nossas expectativas. Começamos por contar com cerca de 150 participantes e, no final, tivemos 440 inscritos. Não estava previsto termos que limitar o número de inscrições mas tivemos que tomar essa opção”, refere o organizador.
Para Jerónima Santos, presidente da Liga dos Amigos do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, o evento solidário “superou todas as expectativas iniciais e representa um apoio muito importante para o restauro da Zorra”. “Esta foi, sem dúvida, a maior iniciativa que já realizamos”, destaca Jerónima Santos.
A prova de BTT passou por vários locais emblemáticos da freguesia mineira, nomeadamente as serras do Castiçal, Pias e Santa Justa. Já o percurso da caminhada contou com passagens pelo complexo mineiro do Passal, Cavalete do Poço de S. Vicente e o sanatório do Mont’Alto.
Ao nosso jornal, Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, destaca “a grande participação dos praticantes de BTT” na iniciativa “interessante, diferente e que promove a recuperação da zorra e do património de S. Pedro da Cova”. O autarca salienta ainda a possibilidade “repetir a iniciativa” no próximo ano.
A Rota da Zorra contou ainda com o apoio institucional do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, da Liga dos Amigos do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova e da Câmara Municipal de Gondomar.