
O jornalista e apresentador da RTP, Mário Augusto, visitou no dia 8 de janeiro o Clube Gondomarense para falar de “Coisas dos Filmes e Outras Histórias”.
Georges Méliès, Sam e Jack Warner, Thomas Edison, Charlie Chaplin e outras personalidades ligadas à história do cinema foram revisitadas por Mário Augusto na palestra “Coisas dos Filmes e Outras Histórias”, realizada no salão nobre do Clube Gondomarense.
O jornalista recordou técnicas ancestrais da sétima arte, desde o cinema mudo às primeiras películas a cores, histórias da origem do cinema em Portugal e no mundo e curiosidades pouco conhecidas.
“Na Europa com o despoletar da 2ª Guerra Mundial a indústria cinematográfica perdeu força e foi nesse período que os americanos tomaram a dianteira do avanço cinematográfico”, disse Mário Augusto perante uma plateia de cerca de 50 pessoas.
O convidado do Clube Gondomarense fez-se acompanhar por uma apresentação com excertos de filmes que demonstravam a evolução das técnicas e inovações utilizadas pelos cineastas.
“Ao contrário do que se possa pensar o cinema não foi inventado na América”, desmistificou o apresentador ligado ao cinema.
No final da sessão Mário Augusto respondeu às questões levantadas pelo público e falou sobre Hollywood, as cerimónias dos Globos de Ouro e dos Óscares e o cinema português.