A Feira Medieval de Rio Tinto realiza-se, como é habitual, na Quinta das Freiras, de 18 a 21 de Setembro. Este ano, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Gondomar é coorganizadora deste evento com o propósito de o impulsionar, ainda mais. Estivemos à conversa com o presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto e com o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Nuno Fonseca e Luís Filipe Araújo.
Enquanto presidente da Junta de Freguesia é o último ano à frente da Feira Medieval de Rio Tinto que marca quer deixar nesta última feira?
Nuno Fonseca: Não quero deixar marca nenhuma especial. Claro que vai ter um sentimento diferente por ser a última, mas não quero deixar uma marca especial, quero continuar a fazer o caminho que temos feito. Quando começamos a trabalhar a Feira Medieval há doze anos, era uma Medieval que não tinha expressão e transformámo-la no maior evento de Rio Tinto. É, agora, um grande evento de Gondomar. É uma marca de referência nos aficionados das Feiras Medievais. Quero deixar isto apenas e quem vier a seguir que continue este trabalho.
Há margem para crescer?
N.F: Há sempre. Depende da capacidade, do investimento, não é fácil. A nível de espaço teremos de fazer crescer para fora da Quinta das Freiras, penso que ainda há possibilidade de algum crescimento. Não é fácil, carece de outra visão e de outros apoios que não temos neste momento.
Luís Filipe Araújo: Acreditamos que ainda há margem para crescimento, claro que o espaço condiciona um pouco, mas se dermos largas à imaginação acredito nessa possibilidade. Até porque temos de aproveitar todos os recursos que existem nesta freguesia para continuar a elevar o nome da Medieval, conforme tem sido feito, além do concelho. Queremos, ainda, atrair mais gente e acreditamos, muito, nessa possibilidade.
É possível ultrapassar o número de pessoas do ano transato?
N.F: Não é possível crescer muito mais a nível de pessoas, porque temos a limitação do recinto do espaço. Vendemos os bilhetes para fazer o controlo de entradas nem é pela receita, mas por questões de segurança. Temos contador de entradas eletrónicos que nos permite ver quantas pessoas estão no recinto naquele momento.
Há alguma novidade para este ano?
N.F: Quisemos sair um pouco do registo da Lenda de Rio Tinto. Este ano vai ser dedicado à Lenda da Infanta Dona Mafalda e deixar alguma coisa nova e diferente. Não nos focarmos apenas na história da Lenda, não tem sido sempre a mesma, e houve anos que não utilizamos essa história. O ano passado a base foi a nova abordagem dos textos do Joel Cleto. Este ano a Lenda da Dona Mafalda é o tema deste evento. Teremos os melhores no que toca a este género de espetáculo, como tem sido habitual e continuamos a investir na animação. E será uma animação adequada a todas as idades.
L.F.A: Este ano, a novidade, também, é a coorganização do Município neste evento. Achamos que fazia todo o sentido, dada a dimensão que a Feira Medieval tem tomado estar ao lado da Junta e apoiar no que fosse necessário. Sem dúvida que, aqui, em Rio Tinto, a seguir ao São Bento, que é das maiores festas da Freguesia, vem a Medieval. Por isso a nossa colaboração e porque acreditamos que é uma marca no concelho e que os gondomarenses já sabem que na terceira semana de setembro, geralmente, acontece.
Quantas coletividades terão este ano?
N.F: Temos a felicidade que as coletividades fazem questão de estarem presentes. Este ano temos quase uma dezena de coletividades de Rio Tinto. Teremos uma centena de espaços de comércio.
Qual é o investimento?
N.F: Os custos aumentam e automaticamente o investimento também. Este ano temos um apoio significativo do Município de Gondomar que pela primeira vez entra no evento enquanto organizador, que é muito importante para nós. Termos a perceção que o Município vê as proporções que a Medieval tem e a importância que foi adquirindo para o concelho.
Que mensagem gostaria de deixar?
N.F: Que nos visitem. Tentem comprar os bilhetes antecipadamente, que se divirtam, para a nossa XIV edição da Medieval. Estamos convictos que vai valer a pena. A abertura é na quinta-feira, pelas 18h30. Apareçam.
L.F.A: Estamos muito otimistas. Convidamos todos a marcarem presença e a divertirem-se connosco nesta Feira Medieval.