Passados 15 anos, as Marchas Populares de Melres estão de regresso. Decorrem a 28 de Junho, pelas 20h30, no Largo à frente da Igreja. Conta com a presença de sete marchas.
“Foi uma proposta da Associação Cantabile e que, obviamente, abraçamos logo de imediato a parte logística, que era por conta da Junta. Temos a certeza que vai ser um sucesso, são sete marchas, com cerca de 500 marchantes, além dos músicos”, afirma o presidente da União de Freguesias de Melres e Medas, José Paiva.
Cada marcha é independente da outra, cada uma tem os seus músicos, os fatos são distintos, e o sentido de bairrismo já se faz sentir nas ruas da União de Freguesias.
“O que noto é o bairrismo que se cria, só se fala das marchas, está a ter uma adesão muito grande, pelo número de pessoas envolvidas e pela dinâmica na União de Freguesias”, refere José Paiva.
Irão participar sete marchas: a de Vilarinho, Moreira, Alto Centro Costa, Quintãs e Ribeira Eira de Melro e Montezelo, Branzelo e S. Tiago. De salientar que as marchas se realizam neste dia, mas não são alusivas ao São Pedro.
Têm o propósito de dinamizar a população local, essencialmente. “Claro que, se tivermos pessoas de outros concelhos, ficamos contentes com isso. Mas, também, temos consciência que para o ano irá ter outras dimensões porque o passa a palavra faz efeito (risos)”, menciona.
As marchas partirão do largo da Feira em desfile até à atuação da marcha que será no Largo à frente da igreja e terá duas bancadas. É gratuito. As expetativas, da União de Freguesias, estão elevadas.
“Apelo a todos que venham visitar-nos, neste que é um regresso muito esperado de uma das tradições da nossa União de Freguesias. Contamos com todos para abrilhantar esta festa que é feita para todos”, remata.