Baguim do Monte Cultura

MILHARES DE PESSOAS VISITARAM O BRICKMARKET

A Associação Legango em parceria com a Junta de Freguesia de Baguim do Monte realizou o BrickMarket no Polidesportivo do Crasto, para comemorar o Dia Mundial da Criança. Estivemos à conversa com Tatiana Santos, fundadora da Associação Legango, sobre este evento.

Qual é o propósito da realização deste evento?

Sendo eu uma colecionadora Lego (AFOL é o termo para os fans de Lego adultos), na minha pesquisa por peças avulso e sets descontinuados surgiu a ideia de criar um espaço, semelhante a uma feira da ladra, onde qualquer um pudesse vender, trocar peças, sets e outros artigos Lego. Essa ideia não é dissociável de criar, também, um ambiente de partilha e discussão entre os fans de Lego que, inevitavelmente, procuram locais onde haja concentrada uma grande quantidade do nosso brinquedo de eleição.

 Já o realizam pelo quarto ano consecutivo, na Freguesia de Baguim do Monte, como é que surgiu a necessidade desta parceria?

Ao longo das várias edições foi crescendo e melhorando com todo o feedback e apoio que recebemos. A Junta de Freguesia de Baguim do Monte apoiou-nos desde o início da ideia, mesmo antes de qualquer um de nós saber o sucesso que daí adviria.  A Junta de Freguesia, ao ceder o espaço para a realização do evento e estabelecer uma parceria nesta última edição, tornou possível a sua concretização. Assim, o BrickMarket, independentemente, do local em que se realize, continuará a ser sempre um evento estreitamente ligado à Freguesia de Baguim do Monte.

Milhares de pessoas marcaram presença neste mercado isso mostra a importância da continuidade da realização do evento?

Ao longo das edições fomos surpreendidos com a afluência ao BrickMarket, tendo as últimas edições sido visitadas por milhares de pessoas. Dado o número crescente de visitantes e o feedback altamente positivo que temos vindo a recolher, sim, será um evento que continuaremos a investir.

O Dia Mundial da Criança é a escolha para o mercado para chamar a atenção dos mais novos dos legos e de tudo o que é possível fazer com eles?

Em todas as edições procuramos ter algo mais que a pura venda de material Lego, pelo que no Dia da Criança dedicamos particular esforço a ter disponíveis muitas atividades para os mais pequenos, para que se pudessem divertir e acima de tudo se pudessem divertir com Lego.

Esta iniciativa é para continuar?

Do que depender da recém-criada Associação Legango, que neste momento é a responsável pela organização do BrickMarket, esta iniciativa é para continuar e para fazer crescer.

Há alguma coisa que queiram melhorar no próximo ano?

Há sempre ajustes e novas ideias a surgir, portanto haverá sempre espaço para melhorias. O espaço onde realizamos o evento está em remodelação e, portanto, contamos que na próxima edição já consigamos oferecer condições locais ainda melhores.

A quem gostaria de agradecer? 

Em primeiro lugar gostava de agradecer à Junta de Freguesia de Baguim do Monte, na pessoa do Presidente Francisco Laranjeira, pelo apoio incondicional que nos deu desde a primeira edição. Agradeço também a todos os que alinharam comigo nesta aventura, seja a nível de organização como a todos os participantes nas feiras.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Baguim do MonteFrancisco Laranjeira este é um evento extremamente positivo que une as pessoas em prol da paixão pelo lego. “O número de vendedores passou de 23 para 29. Como foi no Dia Mundial da Criança comparticipamos os insufláveis, as pipocas, algodão doce, que foi uma oferta da Junta de Freguesia”.  

O Executivo também ofereceu um sumo “Um bongo” a cada criança.” Numa fase inicial tínhamos adquirido 700 e ainda tivemos de ir buscar mais duas vezes que perfez um total de 1500, portanto conseguimos concluir que o número de pessoas foi elevado a partir daí porque as crianças vinham acompanhadas com as suas famílias. Tivemos pessoas que vieram de Lisboa para a nossa feira. Inicialmente a feira era de compra e venda e agora começou a ter, também, uma vertente social. É um evento muito positivo que queremos continuar a apostar”, remata. 

  

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025