Concelho de Gondomar Informação Rio Tinto Sociedade

Movimento denuncia "invulgar carga orgânica" no rio Tinto

[caption id="attachment_5144" align="alignleft" width="300"]Poluição Rio Tinto - MDRT - 2015 O MDRT denunciou publicamente a situação / Foto: DR[/caption]

O Movimento em Defesa do Rio Tinto denunciou, esta quarta-feira, uma "invulgar carga orgânica e odor nauseabundos" registados no rio Tinto. 

Em causa poderá estar um tubo, localizado junto ao apeadeiro da CP do Horto da Palmilheira, que tem estado a descarregar "abundante esgoto doméstico na linha de água que se junta logo a seguir, perto do moinho por detrás do aterro da Lipor, ao rio Tinto", pode ler-se no comunicado do Movimento em Defesa do Rio Tinto (MDRT).

A par da denúncia da descarga poluidora o MDRT lamenta o "caminho degradante que a lentidão das decisões político-administrativas destinadas à proteção de recursos vitais, que não acompanha nem age preventivamente".

O MDRT já reportou entretanto a situação à SEPNA-GNR, às Águas de Valongo, à Câmara Municipal de Valongo e à Agência Portuguesa do Ambiente.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025