
Nos dias 20 e 21 de junho, o Pavilhão Multiusos de Gondomar foi local de encontro de designers, estilistas e amantes das artes, no âmbito da Luxury Design & Craftmanship Summit, organizado pelo Covet Group.
Durante dois dias designers ("thinkers") e artesãos ("makers") estiveram no centro da discussão sobre o real contributo do design e do artesanato para o setor de luxo. O debate foi realizado na 1ª edição da Luxury Design & Craftmanship Summit, organizada pela Covet Group. A iniciativa convocou especialistas de todas as áreas ligadas ao setor mobiliário, artes e moda para discutir o futuro.
"O evento é uma peça do puzzle que nos faltava. Na verdade, durante muito tempo erguemos a bandeira do design, mas faltava-nos realçar a componente humana dos artesãos, o tal 'craftmanship'. Hoje temos mais de 200 pessoas a trabalhar essas artes manuais e com esta iniciativa também procuramos enaltecer esse contributo diário", afirma Amândio Pereira, administrador do Covet Group.
Ao Vivacidade, o responsável pelo grupo detentor de marcas como Boca do Lobo, Delightfull, entre outras, mostrou-se satisfeito pelo sucesso da 'summit' que contou com Fátima Santos, da AORP, Luís Onofre, António Moura, da Luxury Field, entre outros oradores nacionais e internacionais.
"Quisemos criar dois dias criados ao design e ao 'craftmanship'. Esperamos, sobretudo, que este seja o início de outras edições, porque temos orgulho em conseguir juntar pensadores, designers e artesãos, todos no mesmo espaço e em sinergia", refere o responsável.
A inauguração contou com as presenças de Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria, e Carlos Brás, vereador do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Gondomar. Ambos realçaram o "importante contributo" do Covet Group para tornar Portugal uma referência ao nível do design e do artesanato inserido nos setores de luxo.
A Luxury Design & Craftmanship deverá ter 2ª edição no próximo ano.