[caption id="attachment_12213" align="alignleft" width="300"] Município apresentou novo portal às coletividades / Foto: Direitos Reservados[/caption]

No dia 1 de agosto, o Movimento Associativo de Gondomar passou a dispor de uma nova ferramenta de trabalho desenvolvida pelo Município, o Portal do Associativismo.

O Portal do Associativismo foi apresentado na cerimónia de assinatura dos contratos de cooperação entre o Movimento Associativo e o Município de Gondomar, no Auditório Municipal.

A ferramenta, desenvolvida pela Câmara Municipal, será colocada ao serviço das mais de 100 coletividades do concelho e permitirá, entre outras funcionalidades, a desmaterialização das candidaturas ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo do Município de Gondomar, além de disponibilizar e de centralizar a informação.

De acordo com a autarquia, "pretende ser um sistema de partilha de meios e instalações, bem como potenciar a presença social e dar visibilidade às ações e iniciativas levadas a cabo pelas diferentes coletividades".

Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, sublinhou a mais-valia deste portal, disponível para todas as associações gondomarenses. "Mais comunicação, mais proximidade e mais transparência, são os objetivos que pretendemos atingir" com esta ferramenta, vincou o edil.

O Portal do Associativismo foi, assim, a atração principal da noite, que ficou igualmente marcada pela assinatura e entrega dos novos contratos de cooperação ao abrigo do programa de apoio municipal. Este ano, o Município decidiu atribuir um milhão de euros em apoios diretos às associações, coletividades e instituições de Gondomar.

"Não basta proporcionar, é fundamental que se consiga utilizar" Ao Vivacidade, Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar, vê com bons olhos a criação de um Portal do Associativismo, contudo, não deixa de apontar a necessidade de formar os dirigentes associativos para que saibam lidar com a nova plataforma municipal. "Eu acredito que quanto mais ferramentas as pessoas tiverem, mais êxito terão. Se nós conseguirmos, por si só, ter todas as informações é melhor para toda a gente.  No entanto, a Câmara de Gondomar devia fazer uma formação, em parceria com a Federação das Coletividades, no sentido de possibilitar a melhor utilização desses mesmos meios. Não basta proporcionar, é fundamental que se consiga utilizar", refere o porta-voz dos dirigentes associativos.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025