[caption id="attachment_7921" align="alignleft" width="300"]

O executivo municipal aprovou a construção do parque urbano de Fânzeres/São Cosme / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]
A construção do futuro parque urbano de Fânzeres/São Cosme vai avançar no início do próximo ano e ficará concluída num prazo de nove meses, num investimento global de 3,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, no dia 2 de agosto, por unanimidade, duas propostas que dão “luz verde” ao Parque Urbano de Fânzeres/São Cosme.
Assim, de acordo com o Município, “o futuro Parque Urbano de Fânzeres/São Cosme terá seis percursos pedonais, numa extensão de seis mil metros e um passadiço, ao longo do rio Torto”.
A par desta intervenção, e num projeto inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), a Avenida da Conduta será requalificada entre a Rotunda da Carvalha e a Rotunda do Centro Ciclista, em todo o lado nascente da Avenida (sentido São Cosme – Fânzeres). O projeto contempla a reinserção da Rotunda da Carvalha e a criação de um percurso público equipado com circulação automóvel, ciclável e pedonal, requalificando-se assim a zona com espaços públicos de qualidade. O troço terá cerca de 1,8 quilómetros.
“Prevemos a requalificação de passeios, colocação de ciclovias, zonas arborizadas e zonas de estar. Trata-se de uma zona que abrange freguesias populosas que devem ser servidas por parques e áreas verdes”, descreveu à Lusa, Marco Martins.
Segundo o autarca, a obra deverá começar até fevereiro do próximo ano para estar pronta no final do ano.
Desta forma, o parque urbano de Fânzeres/São Cosme já conheceu a fase de arranque formal, a par do parque urbano de Rio Tinto, já em execução. O parque previsto para a Ribeira da Archeira, que liga São Cosme a Valbom, do Pavilhão Multiusos ao rio Douro, está em fase de elaboração do projeto.