
A Casa do Voluntariado do Município de Gondomar foi inaugurada a 4 de março, no Centro Cultural de Rio Tinto. O projeto conta com a participação da escola de voluntariado Pista Mágica e o Geoclube.
A Câmara Municipal de Gondomar inaugurou, no início deste mês, a Casa do Voluntariado, um espaço situado em Rio Tinto que integra o Banco Local do Voluntariado (BLV), a Associação Juvenil Geoclube e a única escola de voluntariado do país, a Pista Mágica.
“Surgiu a necessidade de criarmos um espaço próprio para o BLV, que vive da vontade das pessoas que desejam cumprir voluntariado, criando condições para os acolher. Através da Casa do Voluntariado, queremos servir e estimular a prática do voluntariado”, afirmou Cláudia Vieira, Adjunta para o Desenvolvimento Social da Câmara de Gondomar.
A técnica do Município gondomarense focou também o crescimento na adesão ao BLV, que conta, atualmente, com 529 voluntários. O fenómeno impulsionado pela Cidade Europeia do Desporto (CED) “enriqueceu o BLV”.
Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, destacou “a criação de um espaço de convívio e troca de experiências que fará perceber que vale a pena ser voluntário”. “Só temos que agradecer aos nossos voluntários por ajudarem os outros. Hoje somos nós a ajudar, amanhã podemos ser nós a precisar”, referiu o autarca.
O presidente da Câmara de Gondomar lembrou também a “nova vida” do Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues, que dispõe hoje de vários serviços.
Dos cerca de 500 inscritos no atual banco de voluntariado, cerca de 40% estão afetos à CED. O meio milhar de voluntários de Gondomar distribui-se por várias áreas como apoios a instituições, desporto, cultura, entre outras.