Concelho de Gondomar Informação Rio Tinto Sociedade

Novo estudo sobre o rio Tinto foi apresentado na Junta de Freguesia

[caption id="attachment_3858" align="alignleft" width="300"]Rio Tinto: Passado, Presente, Futuro / Foto: João Pedro Sousa Rio Tinto: Passado, Presente, Futuro / Foto: João Pedro Sousa[/caption]

Por João Pedro Sousa

A Junta de freguesia de Rio Tinto e o Movimento em Defesa do Rio Tinto realizaram, no dia 2 de abril, o debate “Rio Tinto: Passado, Presente, Futuro”, em que foram expostos os resultados do novo estudo sobre as condições do rio.

O debate “Rio Tinto: Passado, Presente, Futuro” decorreu no dia 2 de abril no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Tinto e foi apenas mais uma das diversas iniciativas englobadas na comemoração do Dia do Rio. A sessão contou com a presença da professora Teresa de Jesus, da Universidade Fernando Pessoa, que apresentou, com três alunos da Licenciatura em Engenharia do Ambiente, os resultados do estudo da monitorização do Rio Tinto. O estudo foi também apoiado pela LIPOR, enquanto promotora do projeto “Rio Tinto”, e pelas Águas e Municípios dos concelhos abrangidos pelo rio. De acordo com a professora Teresa de Jesus, a qualidade do rio Tinto conheceu melhorias ligeiras, mas continua a variar entre os níveis “insuficiente” e “mau”. No entanto, já foram identificadas as principais fontes de poluição e a professora está esperançosa de que as condições do rio Tinto melhorem ainda mais. Também a Dra. Diana Nicolau, em representação da LIPOR, deu provas da luta que é travada para a melhoria da qualidade do rio Tinto, lembrando que “periodicamente são organizadas reuniões em que se tenta perceber que acções podem ser levadas a cabo”. Após a apresentação do estudo, o presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Nuno Fonseca, felicitou o trabalho desenvolvido pelas coordenadoras e agradeceu também pela presença de Paulo Silva, em representação do Movimento de Rio Tinto, e de José Moreira, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar. O debate findou com questões levantadas por diversos cidadãos que encheram o Salão, o que mostra que estão disponíveis para apoiar a causa.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025