Maribel Fernandes Opinião Vozes da Assembleia Municipal

O NOSSO PROPÓSITO SÃO OS GONDOMARENSES!

Na reunião de Câmara do passado dia 3 de dezembro de 2021, o PSD absteve-se na proposta apresentada pelo PS referente à fixação da taxa do IMI para 2022, em virtude de ter apresentado em alternativa, uma outra proposta que fixava a taxa do IMI em 0,35% na freguesia de Baguim do Monte, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na União de Freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim e na Freguesia de Rio Tinto, e em 0.30% na União de Freguesias Foz do Sousa e Covelo, União de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.

Estando de acordo, naturalmente, com a redução das taxas de IMI, que o PS aumentou em 2017, entendemos que na atual conjuntura era tempo de voltar às taxas em vigor em 2016.

Acresce que a proposta do PS agrava as taxas de IMI sobre as casas devolutas, no que discordamos tendo em conta que é preciso criar condições favoráveis para se recuperarem estes imóveis e proporcionar habitação a preços acessíveis em Gondomar.

Na mesma reunião de Câmara, o PSD votou contra a proposta apresentada pelo PS referente à percentagem de participação de IRS pretendida.

O PSD entende que na atual conjuntura e no enquadramento territorial em que nos situamos, é mais do que justificável reduzir o IRS aos Gondomarenses, através de uma taxa de participação em 2,5% para os rendimentos de 2022.

O PS insiste em não reduzir o IRS aos Gondomarenses (mantendo a taxa de participação no IRS em 5%), o que não se compreende numa fase em que as pessoas vivem dificuldades agravadas pela pandemia.

Porque o nosso propósito são os Gondomarenses!

PS: Em reunião da Assembleia Municipal de Gondomar, realizada a 6 de dezembro de 2021, foi apresentado um Voto de Pesar pela Bancada do PSD, APROVADO por UNANIMIDADE!

Faleceu, no passado dia 02.12.2021, o deputado do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Gondomar, Dr. Paulo Jorge Ferreira Machado que, de forma marcante, vinha exercendo este cargo, para o qual foi eleito, desde 2017.

Para a casa da democracia que é, e será, a Assembleia Municipal de Gondomar, foi pertinente enaltecer o cur- rículo profissional e político deste companheiro que nos deixou de luto, comungando de um minuto de silêncio em sua homenagem.

Fica a máxima de Sá Carneiro, que pautava a sua forma de estar na vida: “*Não encaro a política como uma carreira, nem sequer como uma profissão, encaro-a efetivamente como correspondência a um dever de cidadania*”. ■

 

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025