Sara Santos

O problema adiado

Apesar de muito discutido o papel dos transportes públicos na qualidade de vida local e a luta das populações por esse direito, muito pouco se tem feito neste campo e são poucas as melhorias no que toca à mobilidade.

Sabemos as debilidades do transporte público em Portugal, no entanto, é de lamentar que em pleno 2023 ainda não se tenha feito mais por uma das áreas menos desenvolvidas no país, especialmente nas periferias das grandes cidades e nas zonas com menor densidade populacional. 

No que toca à área metropolitana do Porto, e apesar das promessas de extensão da linha da Metro do Porto, o foco tem sido tudo menos o concelho de Gondomar. A promessa de uma linha até ao centro de Gondomar parece apenas isso, uma promessa. É urgente para além da questão do metro, nos debruçarmos sobre os transportes municipais, como a rede de camionetas e autocarros que servem o concelho. Se algumas linhas sofreram um reforço, outras perderam em número de veículos. É normal que o nosso concelho ainda tenha grande dependência do transporte pessoal como o automóvel para as movimentações do dia a dia. 

É necessária a pressão aos responsáveis locais e às demais entidades para colmatar este problema que se estende há demasiado tempo e que podia há muito estar resolvido.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025