Informação

O saneamento e a inação deste executivo

A inação do executivo socialista da Câmara Municipal de Gondomar na monitorização e fiscalização do Contrato de Concessão com a empresa Águas de Gondomar continua a trazer consequências diretas e pesadas aos bolsos dos fregueses da União das Freguesias de Melres e Medas.

Temos que ter em consideração a realidade destas freguesias, que é bastante diferente da realidade das zonas mais urbanas do concelho, onde o tipo de habilitação predominante são as construções unifamiliares que por este motivo torna o processo de saneamento mais oneroso do que, por exemplo, os prédios com várias habitações, onde as quantias são suportadas por mais que uma família.

Compete à Câmara Municipal Gondomar, e em concreto ao seu presidente, Marco Martins, negociar com o Conselho de Administração das Águas de Gondomar a solução para tornar o pagamento destas ligações mais acessíveis para todos.

É o executivo do Partido Socialista que tem a decisão final sobre a atribuição destes valores. Pode, e deve atuar, no sentido dar prioridade à situação destes fregueses, pois não sabemos se em muitos casos esta obrigatoriedade de pagamento vai pôr em causa as necessidades básicas de algumas famílias.

Acresce ainda que, apesar de ter sido várias vezes questionado pelo PSD, o presidente da Câmara Municipal de Gondomar não consegue demonstrar como está a ser aplicada a tarifa social. Os vários milhares de euros que foram acordados, em sede de Contrato de Concessão, continuam a não chegar às famílias gondomarenses.

Para quando uma alteração dos requisitos de acesso à tarifa social para que esta possa ser usufruída por mais famílias gondomarenses. O PSD sempre lutou pelo IMI familiar e, após muita insistência, começou a ser aplicado em Gondomar. O PSD continua a lutar pelo alargamento da Tarifa Social e esperamos que, a breve trecho, seja uma realidade no nosso território.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025