Sara Santos Vozes da Assembleia Municipal

Pela Habitação

Se no mês passado, falei de especulação imobiliária e algumas medidas para a habitação, o governo lança um pacote de medidas que supostamente ajudarão a combater o flagelo que ocorre neste momento no nosso país.

Se algumas das medidas apresentadas já existiam e não resolveram o problema da habitação, continua a não existir uma política de arrendamento que o proteja e lhe dê estabilidade. 

Não são asseguradas com estas medidas, políticas que combatam de forma estruturada o problema da especulação imobiliária. A realidade é que estrangeiros com grande poder económico vão continuar a comprar casas em Portugal e a vendê-las a preços exorbitantes contribuindo para a especulação e o preço do arrendamento irá continuar a subir como tem sido a grande tendência nos últimos anos, sem que os salários dos portugueses reflitam esta subida excessiva. 

O problema destas medidas apresentadas é que na prática não mudarão em nada os preços das casas ou as rendas e o financiamento à especulação imobiliária irá continuar até a bolha rebentar tal como aconteceu noutros países há alguns anos.

É isto que queremos no nosso país? Enquanto isto, mais pessoas ficam sem as suas casas e um teto para dormir começa a ser um luxo em Portugal. 

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025