Neste fim de semana, dias 18 e 19 de julho, o Município de Gondomar terá uma equipa do Exército Português a fazer vigilância. Pelo concelho irá estar espalhado cinco câmaras que prestam uma cobertura de 90% da área florestal, com a possibilidade de uma atualização minuto a minuto, permitindo auxiliar na prevenção e rápida deteção de fogos florestais.

É possível ainda observar a área florestal de concelhos vizinhos: Penafiel, Valongo, Paredes e Castelo de Paiva. Este trabalho ocorre em simultâneo com o papel que os dois veículos de patrulha da Proteção Civil têm no terreno.

O patrulhamento é outra das áreas decisivas para o sucesso da redução das ignições, através da presença constante no terrenos das viaturas da proteção civil, da polícia municipal, do núcleo de fiscalização e também das forças de segurança e das unidades locais de proteção civil. Essa vigilância é decisiva não só para a deteção imediata dos focos de incêndio como para a dissuasão de comportamentos abusivos no espaço florestal.

Em função do Estado de Alerta vermelho para o perigo de incêndios rurais, reuniu-se hoje de urgência, pelas 12 horas, a Comissão Municipal de Proteção Civil.

 

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025