Informação Política

Problemas ambientais em discussão na Assembleia Municipal

[caption id="attachment_1884" align="alignleft" width="300"]Assembleia Municipal Assembleia Municipal Extraordinária reuniu representantes da Águas de Gondomar, da Rede Ambiente e do Movimento em Defesa do Rio Tinto[/caption]

A 28 de março as estações de tratamento de águas residuais, a poluição dos rios, a limpeza urbana e as florestas estiveram em debate na Assembleia Municipal Extraordinária de Gondomar. Representantes da Águas de Gondomar, Rede Ambiente e do Movimento em Defesa do Rio Tinto participaram na discussão.

A Assembleia Municipal de Gondomar reuniu-se extraordinariamente no dia 28 de março, para debater os problemas ambientais do concelho, na Biblioteca Municipal de Gondomar. Munícipes, deputados municipais, representantes das empresas Águas de Gondomar (AdG) e Rede Ambiente, do Movimento em Defesa do Rio Tinto (MDRT) e do executivo municipal, compareceram à assembleia e discutiram, entre outros assuntos, o problema das descargas diretas para o rio Tinto provocados pela Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Meiral, as intervenções da AdG nas ruas de Gondomar e a eficiência da recolha de lixo efetuada pela Rede Ambiente. “A ETAR do Meiral é problemática mas cumpriu sempre com os limites legais. É uma ETAR do melhor que há por aí”, garantiu Jaime Martins, diretor-geral da AdG. Em resposta, Paulo Silva, porta-voz do MDRT, questionou a legalidade da ETAR. “Pode ser legal, mas na verdade o rio está a ser assassinado. A única fonte de poluição é a ETAR do Meiral porque nota-se a diferença do rio Tinto, antes e depois da ETAR”, disse. Paulo Renato Reis, administrador da Rede Ambiente, empresa responsável pela recolha de lixo em Gondomar, salientou a qualidade do serviço prestado ao concelho. “Temos excelentes colaboradores em Gondomar, mas queremos tornar o concelho uma referência ao nível da reciclagem”, afirmou. Seguiu-se um período de intervenções, pautado por críticas às empresas representadas na Assembleia Municipal. Autarcas e deputados municipais lamentaram vários descuidos ambientais nas freguesias de Gondomar e apontaram soluções para resolver estes problemas. As florestas e a limpeza urbana foram algumas das situações referidas.

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025