Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim Informação Sociedade

Procissão juntou milhares de pessoas na despedida do Rosário

[caption id="attachment_12540" align="alignleft" width="300"] Procissão encerrou mais de um mês de festa em Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

Terminou mais de um mês de festa em Gondomar. As Festas do Concelho encerraram no dia 14 de outubro, após uma afluência em massa à procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e dos padroeiros São Cosme e São Damião. Pelo meio houve concertos, dança, teatro, conferências e outros momentos de festa e lazer.  

Entre os dias 1 de setembro e 14 de outubro, Gondomar esteve em festa. O Município e a Confraria São Cosme, São Damião e Nossa Senhora do Rosário prepararam um programa diversificado e repleto de diferentes tipos de iniciativas.

Na fase final da romaria, destacaram-se o Festival Internacional de Plectro, iniciativa organizada pela Associação Cultural de Plectro, a Conferência dos Padroeiros, o concerto da Orquestra Sinfónica da Casa da Música, o concerto de Rui Veloso, o desfile das bandas de música, a sessão de fogo de artifício, a parada militar do 10.º aniversário do Comando Territorial do Porto da GNR e o concerto de Carminho.

"As Festas do Concelho continuam a crescer", começa por dizer Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura da Câmara de Gondomar. Ao Vivacidade, o autarca prefere pensar já na próxima edição e admite que é necessário "insistir no lado tradicional da Romaria do Rosário: nozes, vinho doce, regueifa e caldo de nabos". "Acreditamos que são estas tradições que trazem as pessoas ao nosso concelho. Temos que sensibilizar os comerciantes para o comércio destes produtos tradicionais", acrescenta.

Por sua vez, Francisco Ascenção, presidente da Confraria, destaca o sucesso do programa religioso que, segundo o confrade, "saiu valorizado pelas presenças dos bispos de Beja e do Porto. "A procissão do Rosário foi, sem dúvida, o ponto alto das comemorações e tem sido considerada uma das melhores dos últimos anos. Pela primeira vez instalamos dispositivos sonoros com citações bíblicas e contextualização histórica e religiosa dos elementos da procissão. Essa novidade ajudou a tornar a iniciativa mais digna e nobre", refere.

As Festas do Concelho prometem regressar no próximo ano, com um programa renovado.

Feira das Tasquinhas repetiu receita de sucesso Em equipa que ganha não se mexe. Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar (FCCG) não cita ipsis verbis o chavão associado ao desporto rei, mas anda lá perto, quando questionado sobre a última edição, a 19ª, da Feira das Tasquinhas.

A iniciativa, inserida na programação oficial das Festas do Concelho, traz, ano após ano, milhares de pessoas ao Mercado Municipal de São Cosme, durante dois fins de semana, e milhares de euros às coletividades que nela participam.

"A Feira das Tasquinhas é um evento de grande dimensão e reconhecido fora do concelho. Além disso, é uma iniciativa que dá muito dinheiro às associações que nela participam, bem como aos produtores gondomarenses e ao comércio envolvente", sublinha o representante da FCCG. A ideia surgiu há cerca de 20 anos e, desde então, ficou sempre associada à Festa das Nozes. No total, existem 14 vagas para o mesmo número de coletividades.

"No Mercado Municipal temos saneamento e eletricidade. Montamos uma tenda gigante e estão reunidas as condições para realizarmos a nossa Feira das Tasquinhas. Durante dois fins de semana os gondomarenses têm a oportunidade de sair de casa e petiscar as iguarias da época e das Festas do Concelho, onde todas elas praticam o mesmo preço", refere Manuel Pinto.

A Feira das Tasquinhas conta com o apoio da Câmara de Gondomar e da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025