Concelho de Gondomar Destaque Informação Sociedade Últimas

Redução das facturas da água com início adiado

DR

No mês de julho do ano transato e na tentativa de tentar solucionar este problema existente no concelho de Gondomar, o executivo autárquico, liderado por Marco Martins realizou um acordo com a empresa Águas de Gondomar, para em janeiro de 2022 reduzir 16% na fatura dos gondomarenses. No entanto, a redução não irá ocorrer em janeiro, como anteriormente divulgado.

Ao VivaCidade, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar garante que, apesar desta redução não decorrer como inicialmente previsto em Janeiro, por causa de problemas burocráticos, a “Decisão não irá ser afetada” e reforça que irá acontecer ainda no primeiro semestre de 2022.

“A responsabilidade é das empresas AdG e da situação conjuntural provocada pela pandemia. Esta situação tem a ver sobretudo com as dificuldades na operacionalização com a banca e a responsabilização da divida, portanto vão ser infelizmente mais dois ou três meses, por mim gostaria que tivesse sido ontem, mas ultrapassa aquilo que é a nossa capacidade de decisão”, explica Marco Martins.

Marco Martins refere ainda que, junta- mente com a vereadora Ana Luísa, colocaram a questão se os gondomarenses iriam ser compensados nas facturas por este atraso, “Mas não obtivemos resposta, no entanto iremos fazer de tudo para que haja uma compensação”, para concluir o autarca acrescenta ainda o seguinte, “Já agora refiro que, a Câmara já tomou duas decisões relevantes, tendo em conta que não fizemos e já devíamos ter feito a atualização do preço da água para 2022, daquilo que é o aumento normal da inflação e decidimos mais uma vez, tal como em 2020 e 2021, que não iremos atualizar a taxa de resíduos. Portanto, o que deveria ter subido 5% na fatura da água dos gondomarenses, não subiu, e a Câmara irá assumir o défice deste valor”.

Contactado pelo VivaCidade, Jaime Martins, responsável da empresa referiu o seguinte: “Confirmamos a existência de Memorando de Entendimento com o Município com vista a uma redução da trajetória tarifária nos 1º e 2º escalões tarifas domésticas de Água. Apesar de ser um processo muito burocrático, estamos a concertar esforços para que esta redução se concretize tão rapidamente quanto possível”. ■

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025